Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21 | n. 1 [2013], p. 01 – 22 | ISSN 1983-196X A Contribuição da Ergonomia no Design de Conteúdos Destinados À Aprendizagem Assíncrona

Marli T. Everling, Claudia R. Mont’alvão

Resumo


Este artigo apresenta a contribuição da ergonomia para a aprendizagem assíncrona no curso de Design. O estudo é constituído de revisão de literatura e da estruturação de diretrizes ergonômicas preliminares destinadas ao desenvolvimento de material didático para aprendizagem assíncrona.

Palavras-chave


Ergonomia, Aprendizagem assíncrona, diretrizes ergonômicas para aprendizagem assíncrona

Texto completo:

PDF

Referências


AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação – trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro : Quartet. 2008.

BORTOLATO, M. M..; PEREIRA, A. T. C.; GONÇALVEZ, M. M.. O Uso de Mapas Conceituais no Design Educacional para o Planejamento de Hipermidia na Educação a Distância. In: 30 Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na educação. Disponível em http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Marcia-Bortolato&Alice-%20Cybis-Pereira&Marilia-Goncalves.pdf. Acesso em 29 de maio de 2011.

CHABOT, D.; CHABOT, M.. Pedagogia emocional – sentir para aprender. São Paulo : Sá Editora. 2005.

COLLE, R.. 1998. Estilos e tipos de infográficos. In: Revista Latina de Comunicación Social, número 12, de diciembre de 1998. La laguna (Tenerife) Disponível em http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/02mcolle/texto.colle.htm. acessado em 29 de maio de 2011.

COSTA,V. M. da C.; TAROUCO, L. M. R.. Infográfico: características, autoria e uso educacional.In: Novas Tecnologias na Educação. Disponível em seer.ufrgs.br/renote/article/

view/18045/10633.Acesso em 29 de maio de 2011.

CROSS, N. Desenhante: pensador do desenho. Organização e tradução Lígia de Medeiros.Santa Maria: SCHDs. 2004.

CYBIS, W; BETIOL, A. FAUST, R. Ergonomia e usabilidade. São Paulo : Novatec. 2007.

DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo : Martins Fontes, 1997.

FILATRO, A.; Design Instrucional na prática. São Paulo : Pearson. 2008.

____ Design instrucional contextualizado. São Paulo : Senac. 2004.

LUPTON, E., PHILLIPS, J. Fundamentos do desenho. São Paulo : Cosac Naify. 2008.

MAPAS DA MENTE. Disponível em http://mapasdamente.blogspot.com/. Acesso em 29 de maio de 2011.

MEDEIROS, L.; Desenhística. Santa Maria : SCHDS. 2004

MIJKSENAAR, P.; WESTENDORP, P. Open here_ The Art Of Instruction Design. Thames Hudson. SD.

MIJKSENAAR, Paul. Una Introducción al Diseño de La Informacion. Barcelona : GG. 2001.

MONT‟ALVÃO, C.; DAMAZIO, V. Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro : Mauadx/FAPERJ. 2008.

MORAES, Anamaria, MONT'ALVÃO, Claudia. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro : 2AB, 2000.

MORAES, A,; (org). Design e avaliação de interface. Rio de Janeiro : IUSER, 2002.

NORMAN, D. A. La Psicologia de los Objetos Cotidianos. Madrid : Editora Nerea, 1990.

_____ O Design do Dia-a-Dia. Rio de Janeiro : Rocco. 2006.

ONTORIA PEÑA, A. LUQUE, A. GÓMEZ, R. Aprender com mapas mentais. São Paulo : Madras, 2008.

PADOVANI, Stephania. Avaliação ergonômica de sistemas de navegação em hipertextos fechados. Rio de Janeiro. PUC-Rio. Dissertação de Mestrado. 1998.

PADOVANI, S.; MOURA, D.; Navegação em hipermídia. Rio de Janeiro : Moderna. 2008.

PREECE, J. Design da interação. Trad. Viviane Possamai. Porto Alegre : Bookman, 2005

PRENSKY M..; Lets be Digital Multipliers. 2008. Disponível em www.marcprensky.com/writing/default.asp . Acesso em 20 de maio de 2009.

SANTOS, R. Avaliação ergonômica de sistemas de navegação in Design e Avaliação de Interface MORAES, Anamaria (org). Rio de Janeiro : IUSER, 2002.

SCHÖN, D.; Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre : Artmed. 2000.

STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SWANN, A.; Bases del diseño gráfico. Barcelona : Gustavo Gilli. 2005.

VAN DER LINDEN, J. Ergonomia e moção. Porto Alegre ; UniRitter. 2007.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i1.104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Marli T. Everling, Claudia R. Mont’alvão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.