Para um descentramento do usuário no design: uma abordagem pós-estruturalista

Felipe Machado de Souza, Mériti de Souza, Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo


No design modernista, bem como em discursos contemporâneos como o Design Centrado no Usuário, prevalecem modelos projetuais que concebem o uso dos artefatos a partir de uma perspectiva universal que parecem supor o sujeito definido a priori. No artigo, exploramos uma proposta pós-estruturalista no design como possibilidade de reconhecer que um objeto pode adquirir usos e significados singulares, indo além do que foi pensado como único e universal para ele pelo projetista. Cada usuário pode utilizar um mesmo objeto singularmente, deslocando a ideia de um uso único, que é dado como certo na base moderna de produção. Por meio de análises de fotografias e cartas de usuários, uma equipe de designers propôs soluções para resolver as situações relatadas nesses suportes. A partir de uma técnica criativa, os profissionais sugeriram soluções projetuais para os relatos subjetivos analisados. Verificou-se que a transformação singular dos artefatos por parte dos usuários revela outras concepções inicialmente não consideradas nos projetos.


Palavras-chave


Pós-estruturalismo, Sujeito, Subjetividade, Método, Metodologia

Texto completo:

PDF

Referências


AGUILAR, Adriana Brasil; GONÇALVES, Josiane Peres. Conhecendo a perspectiva pós-estruturalista: breve percurso de sua história e propostas. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, a. 9, v. 1, p. 36-44, jan./jun. 2017.

ARAÚJO, Jéssica et al. O design centrado no usuário e a usabilidade: uma proposta de aplicativo para celular. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO COMPUTADOR – USIHC, 16°, 2017. Florianópolis. Anais... Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. s.p.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

______. Metodologia experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1984.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do Design. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

CARDOZO, Guilherme Lima. O pós-estruturalismo e suas influências nas práticas educacionais: a pesquisa, o currículo e a “desconstrução”. Pensares em Revista, Rio de Janeiro, n. 4, p. 118-134, jan./jul. 2014.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

CORREA, Lauriane et al. O Uso de Design Thinking no Apoio ao Desenvolvimento de Software: Um Estudo de Caso no Contexto de Academias de Musculação. Cardernos do IME - Série Informática, Rio de Janeiro, v. 41, p. 77-93, jan./dez. 2018.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2004.

______. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002.

______. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

EGUCHI, Haroldo Coltri. Intencionalidade e indeterminação interpretativa no design de produto. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2012.

FERRONI, Lucia. Da Bruno Munari all’epoca ditigale: nascita dell’idea di progetto, metodologie esemi concreti e natura virtuale del projeto in rete. Roma: Sapienza Universitá di Roma, 2010.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HESKETT, John. Design. São Paulo: Editora Ática, 2008.

KASPER, Christian Pierre. Além da função, o uso. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 18-25. Jul./dez. 2009.

LANGARO, Fabíola. (Des)construções do masculino e do feminino na relação de mulheres-mães com fihos e filhas. 2012. 197 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der (Orgs.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012.

LÖBACH, Bernard. Design Industrial: base para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.

MOURA, Mário. O Design que o design não vê. Lisboa: Orfeu Negro, 2018.

MOZOTA, Brigitte Borja; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Felipe C. Xavier da. Gestão de Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

NAJAR, Rodrigo. Perspectivas epistemológicas e design: uma abordagem pós-estruturalista. Estudos em Design | Revista (online), Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 149-160, jan./abr. 2019.

NETTO, Carla; SPAGNOLO, Carla; FLORENTINO, José, Florentino; AMARAL, Lisandra; ZANCAN, Silvana, PORTAL, Leda Franciosi. Cartas: um instrumento desvelador que faz a diferença no processo educacional. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 14-25, jul./dez. 2012.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Flávia Gonçalves. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 169-195, jan./jun. 2009.

SILVA, Maria Emilia Lins e. “Cara professora”: as práticas de escrita de um grupo de docentes. 2004. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

WANDERLEY, Ingrid. O design dos outros: interações criativas na produção contemporânea dos artefatos. 2013. 180 f. Tese (Doutorado – Áre de Concentração: Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanizmo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i1.1143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Felipe Machado de Souza, Mériti de Souza, Francisco Antonio Pereira Fialho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.