A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design

Wilson Kindlein Junior, Felix Bressan, Felipe Luis Palombini

Resumo


O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência.


Palavras-chave


STEAM, Transdisciplinaridade, Avaliação multidimensional

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIAN, T. Design e tecnologia : gravação a laser de desenhos no arenito. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

BLOCH, D. (ED.). Grenoble, cité internationale, cité d’innovations - rêves et réalités. Grenoble (França): Presses Universitaires de Grenoble, 2011.

BRASIL. Portaria no 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. . 2017, p. seção 1, Brasília, DF, n. 58, páginas 61, 24 março 2017.

BRESSAN, F. Design e tecnologia : estratégias generativas expressivas em superfície e volumetria. 2018. 230 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

BUGIN, L. A. K. et al. Exploration of data-driven midsole algorithm design based in biomechanics data and Voronoi 3D to digital manufacturing. Design e Tecnologia, v. 10, n. 21, p. 01–10, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.23972/det2020iss21pp01-10

CHIEN, Y. H.; CHU, P. Y. The Different Learning Outcomes of High School and College Students on a 3D-Printing STEAM Engineering Design Curriculum. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 16, n. 6, p. 1047–1064, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-017-9832-4

EXPERIMENTA. LE SALON - La Biennale Arts Sciences. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2021.

FAGUNDES, H. A. V. et al. Superfícies bioinspiradas: estudo de caso para aplicações em painéis para fachadas de edifícios. Educação Gráfica (UNESP Bauru), v. 24, n. 3, p. 161–179, 2020.

FREITAS, L. DE; MORIN, E.; NICOLESCU, B. Carta da Transdisciplinaridade. Convento da Arrábida (Portugal), 6 nov. 1994. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2021

GE, X.; IFENTHALER, D.; SPECTOR, J. M. (EDS.). Emerging Technologies for STEAM Education. Cham: Springer International Publishing, 2015.

GOBBI, M. M. Design e tecnologia : resgatando ícones de inovação em móveis para escritórios via arqueologia industrial. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GUYOTTE, K. W. et al. Steam as Social Practice: Cultivating Creativity in Transdisciplinary Spaces. Art Education, v. 67, n. 6, p. 12–19, 16 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00043125.2014.11519293

HALLINEN, J. STEM. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2020.

HARRER, B.; KASTNER, J. X-ray Microtomography: Characterisation of Structures and Defect Analysis. In: Advanced Structured Materials. [s.l.] Springer Verlag, 2011. v. 10p. 119–149. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-17782-8_6

HARRIS, A.; DE BRUIN, L. R. Secondary school creativity, teacher practice and STEAM education: An international study. Journal of Educational Change, v. 19, n. 2, p. 153–179, 8 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10833-017-9311-2

KINDLEIN JÚNIOR, W. O Brilho do Olhar da Pós-Graduação Sparkling Eyes of the Postgraduate. Estudos em Design, v. 22, n. 3, p. 115–129, 28 set. 2014. DOI: https://doi.org/10.35522/EED.V22I3.124

KINDLEIN JÚNIOR, W.; GUANABARA, A. S. Methodology for product design based on the study of bionics. Materials & Design, v. 26, n. 2, p. 149–155, abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.matdes.2004.05.009

LEWIS, A. L. Putting the “H” in STEAM: Paradigms for Modern Liberal Arts Education. In: Emerging Technologies for STEAM Education. [s.l.] Springer International Publishing, 2015. p. 259–275. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-02573-5_14

LIAO, C. From Interdisciplinary to Transdisciplinary: An Arts-Integrated Approach to STEAM Education. Art Education, v. 69, n. 6, p. 44–49, 18 nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00043125.2016.1224873

MALLON, W.; BUNTON, S. The Functions of Centers and Institutes in Academic Biomedical Research. Analysis in Brief, v. 5, n. 1, p. 1–2, 1 jun. 2005.

MARMON, M. The Emergence of the Creativity in STEM: Fostering an Alternative Approach for Science, Technology, Engineering, and Mathematics Instruction Through the Use of the Arts. In: STEAM Education. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 101–115. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-04003-1_6

NOGUEIRA, F. M. et al. Heat transfer in the tank-inflorescence of Nidularium innocentii (Bromeliaceae): Experimental and finite element analysis based on X-ray microtomography. Micron, v. 124, p. 102714, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.micron.2019.102714

OGNIEWICZ, R.; ILG, M. Voronoi skeletons: theory and applications. Proceedings 1992 IEEE Computer Society Conference on Computer Vision and Pattern Recognition. Anais... IEEE Comput. Soc. Press, 1992

PALOMBINI, F. L. et al. Design, biônica e novos paradigmas: uso de tecnologias 3D para análise e caracterização aplicadas em anatomia vegetal. Design e Tecnologia, v. 7, n. 13, p. 46, 30 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.23972/det2017iss13pp46-56

PALOMBINI, F. L. et al. Design-Aided Science: o designer como promotor de tecnologias 3D para inovação em pesquisa científica. Revista Educação Gráfica, v. 22, n. 3, p. 169–186, 2018a.

PALOMBINI, F. L. et al. Materiais e Biônica: sob a Ótica da Análise de Elementos Finitos Baseada em Imagens de Microtomografia de Raios X. In: ARRUDA, A. J. V. (Ed.). Métodos e Processos em Biônica e Biomimética: a Revolução Tecnológica pela Natureza. São Paulo: Editora Blucher, 2018b. p. 245–260. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580393491-15

PALOMBINI, F. L. Diretrizes para pesquisas em materiais vegetais com análises por elementos finitos baseadas em microtomografia de raios X e implicações para projetos de biônica em design e engenharia. 2020. 196 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

PALOMBINI, F. L. et al. Combining numerical models and discretizing methods in the analysis of bamboo parenchyma using finite element analysis based on X-ray microtomography. Wood Science and Technology, v. 54, n. 1, p. 161–186, 14 jan. 2020a. DOI: https://doi.org/10.1007/s00226-019-01146-4

PALOMBINI, F. L. et al. Biomimetic systems and design in the 3D characterization of the complex vascular system of bamboo node based on X-ray microtomography and finite element analysis. Journal of Materials Research, v. 35, n. 8, p. 842–854, 28 abr. 2020b. DOI: https://doi.org/10.1557/jmr.2019.117

PERIGNAT, E.; KATZ-BUONINCONTRO, J. STEAM in practice and research: An integrative literature review. Thinking Skills and Creativity, v. 31, p. 31–43, 1 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tsc.2018.10.002

PNPG - PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (2011-2020). Relatório Final de acompanhamento da Comissão Especial de Acompanhamento. Brasília: fevereiro, 2017.

QUIGLEY, C. F.; HERRO, D.; BAKER, A. Moving Toward Transdisciplinary Instruction: A Longitudinal Examination of STEAM Teaching Practices. In: STEAM Education. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 143–164. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-04003-1_8

SCHUMMER, J. Interdisciplinary Issues in Nanoscale Research. In: BAIRD, D.; NORDMANN, A.; SCHUMMER, J. (Eds.). Discovering the Nanoscale. Amsterdam: IOS Press, 2004. p. 9–20.

SHATUNOVA, O. et al. STEAM as an Innovative Educational Technology. Journal of Social Studies Education Research, v. 10, n. 2, p. 131–144, 2019.

STEAM EDUCATION. STEAM. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2021.

STEIN, E. History of the Finite Element Method – Mathematics Meets Mechanics – Part I: Engineering Developments. In: Lecture Notes in Applied Mathematics and Mechanics. [s.l.] Springer, Berlin, Heidelberg, 2014. v. 1p. 399–442. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-39905-3_22

STOCK, S. R. MicroComputed tomography : methodology and applications. Boca Raton, Florida, USA: CRC Press, 2009.

WALLISS, J.; RAHMANN, H. Landscape Architecture and Digital Technologies. Abingdon, Oxon [UK] ; New York [USA]: Routledge, 2016.

ZIENKIEWICZ, O. C.; TAYLOR, R. L.; ZHU, J. Z. The finite element method : its basis and fundamentals. 7. ed. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2013.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i1.1152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Wilson Kindlein Junior, Felix Bressan, Felipe Luis Palombini

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.