Design em quatro lustros

Luiz Antônio Coelho

Resumo


Este texto tece comentários sobre a história da pós-graduação em Design da PUC-Rio a partir de a criação do programa em 1994. Busca indicar rumos que provêm dos tentos, desacertos, obstáculos e desafios encontrados ao longo desses vinte anos de história. Um dos pontos está na questão da relação da pós-graduação com a graduação, de como se articulam e em que medida podem completar-se. Atingida essa aliança, o texto estabelece pontos de consolidação que visam ao rumo da excelência acadêmica. O texto também trabalha noções de investigação científica no campo do Design, tendo como ponto de partida a própria palavra pesquisa. Traz um rápido panorama da gênesis da pós-graduação no Brasil por força dos movimentos interinstitucionais que surgiram a partir dos anos 50 do século passado e das discussões no início dos anos 90 sobre o que seria uma pós-graduação em Design nos moldes definidos pela CAPES. O texto discute, ainda, sobre a tipicidade do Design enquanto disciplina e sua abrangência em relação a outras disciplinas de áreas científicas distintas.

Palavras-chave


Design, Pós-graduação, PUC-Rio, Pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BELL, Daniel. The Coming of Post-industrial Society. New York: Basic Books, 2008.

COELHO, Luiz A. Tal objeto, tal dono. In: LOPES, Luiz Paulo Moita; BASTOS, Liliana Cabral. (Org.). Identidades, recortes multi e interdisciplinares. Campinas, Mercado das Letras, 2002, v. 1, p. 69-81.

ENSAIO. Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, Fundação CESGRANRIO, v. 3, n. 6, jan./mar. 1995.

GIDDENS, Anthony. The Consequences of Modernity. Stanford, CA: Stanford University Press, 1990.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência, 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

SUDJIC, Deyan. The Language of Things: Design, Luxury, Fashion, Art: how we are seduced by the objects around us. London: Penguin Books, 2009.

LYOTARD, Jean-François. La condition postmoderne: rapport sur le savoir. Collection Critique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11ª Edição. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

LEALI, Francisco. A lista negra da pós-graduação brasileira. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 out. 1995, Seção Brasil, p. 16.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ARTES E DESIGN. Projeto de Avaliação dos cursos superiores de Artes e Design - Relatório de 1994. Brasília, dezembro de 1994.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.118

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Luiz Antônio Coelho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.