A Pós-Graduação em Design no Brasil: proposta de mestrado oferecida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Raimundo Lopes Diniz

Resumo


O presente artigo aborda a elaboração e aprovação da proposta de Mestrado em Design, no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg), oferecido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apresenta-se um relato quanto a sua formatação, estrutura e justificativa de implantação. Finalmente, descreve-se o atual cenário do PPGDg ressaltando-se o quadro de discentes, docentes e expectativas de consolidação.

Palavras-chave


Programa de Pós-Graduação em Design, Mestrado em Design, Universidade Federal do Maranhão

Texto completo:

PDF

Referências


BOMFIM, G. A. Idéias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária. UFPB. 1998. 185p.

COUTO, R. M. de S. Contribuições para um design interdisciplinar. Estudos em Design. Rio de Janeiro: AEND-Br. Vol. 7, No 1. 1999. pp. 79-90.

COUTO, R. M. de S. O processo de pesquisa é fascinante e desafiador. In: de MORAES, D., DIAS, R. A., BOM CONSELHO, R. (Eds.). Cadernos de estudos avançados em design - Método. Barbacena: EdUEMG, 2011. pp. 99 - 116.

DINIZ, R. L., LUCCA, A. S., SOARES NETO, C. S. Inserção social: design para todos e a busca da solução de problemas da sociedade; o caso do PPGDg (UFMA). In: MENEZES, M., MOURA, M. (Eds.). Rumos da pesquisa no design contemporâneo - Inserção social (e-book). São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora Ltda. 2013. pp. 171 - 186.

MEYER, G. C. Reflexões sobre a caracterização da pesquisa científica e da prática profissional no design. In: Anais do 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: AEND-Br. 2008.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.120

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Raimundo Lopes Diniz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.