A pós-graduação stricto sensu do Design no Brasil: uma leitura

Ricardo Triska, João Carlos Vela, Jorge Elias Dolzan

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo destacar a evolução dos temas tratados no processos de produção de teses e dissertações dos programas de pós graduação em Design no Brasil. Parte de um breve histórico da graduação e dos programas de Pós graduação no Brasil, para caraterizar o contexto de referências adotado. Como método, foi utilizado a abordagem de pesquisa exploratória, e por meio da coleta dos dados disponibilizados no site da CAPES, identificou os programas e mapeou suas produções, (dissertações e teses), permitindo sua quantificação. Com tais dados foi possível desenvolver um painel indicando o perfil da produção científica de cada um dos programas de Pós Graduação em Design no Brasil. Propõem uma sobreposição com o elenco de termos recuperados do Documento de Área 2007-2010 para inaugurar um processo de discussão acerca do potencial de cooperação entre os programas e de suas relações com parceiros externos ao ambiente acadêmico. Apresenta considerações acerca da relação desta produção com o processo sistemático de avaliação ao qual os Programas são submetidos e do qual resultam as suas notas individuais, no cenário do Sistema Nacional de Pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Palavras-chave


Ensino de Pós Graduação; Design; Produção Cientifica

Texto completo:

PDF

Referências


CAPES – www.capes.gov.br Acesso em 1/Jul./2014.

DROSTE, Magdalena. Bauhaus, 1919-1933. Koln: Benedikt Taschen, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2010.

LÜDKE, Menga. Influências cruzadas na constituição e na expansão do sistema de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. (Depoimentos). Revista Brasileira de Educação. Set /Out /Nov /Dez 2005. no. 30. p. 117-181.

SUCUPIRA, Newton. Definição dos cursos de pós-graduação. Publicado em 03/12/1965. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf Acessado em 14/Jul./2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ricardo Triska, João Carlos Vela, Jorge Elias Dolzan

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.