Design para serviços: uma intervenção em uma Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde Brasileiro

Karine de Mello Freire, Vera Maria Marsicano Damazio

Resumo


Inspirado em estudos desenvolvidos para o National Health System (NHS) inglês, este artigo apresenta um estudo pioneiro desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde Brasileira, por meio de uma pesquisa-ação, com o objetivo de analisar a contribuição do design para inovar a oferta dos serviços públicos de saúde no Brasil de forma a envolver o usuário ativamente na manutenção da sua saúde. Após o aceite da Unidade Básica de Saúde em participar do estudo, iniciamos o processo de design com a abordagem projetual experience-based design. Envolvemos a equipe da Unidade para a escolha do foco do projeto, que escolheu os serviços voltados aos pacientes diabéticos tipo II. A processualidade projetual analisada neste artigo diz respeito ao conjunto de atividades: refletir e visualizar. Como resultado, esta abordagem mostrou-se adequada para propor um novo conceito de serviço de saúde, atendendo as diretrizes de humanização dos serviços estabelecidas pelo Estado.


Palavras-chave


design para serviços, design baseado na experiência, serviços de saúde

Texto completo:

PDF

Referências


Bate, P; Robert, G. Experience-based design: from redesigning the system around the patient to co-designing services with the patient. Quality and Safety in Health Care, v.15, n.5, Oct 1, p.307-310. 2006.

Bate, Paul; Robert, Glenn. Bringing User Experience to healthcare improvement Abingdon: Radcliffe Oxford, 2007. 207 p.

Brasil, Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização. Brasilia: Editora MS. Serie textos básicos, 2004.

Burns, Colin;Cottam, Hilary;Vanstone, Chris; Winhall, Jennie. Transformation Design. London, 2006

Cain, John. Experience based design : toward a Science of Artful Business Innovation. Design Management Journal, v.9, n.4, Aug 24, 1998. p.10-16.

Capra, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix. 2007

Cipolla, Carla; Manzini, Ezio. Relational Services. Know Techn Pol, v.22, n.1, Mar 24, 2009. p.45-50.

Cottam, H; Leadbeater, C. Open Welfare designs on the public good. London, 2004.

Evenson, Shelley. Theory and Method for Experience Centered Design. Jan 21, p.3, 2006.

Geertz, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989

Grossi, Sonia. Indicadores de Resultado em educação em diabetes. Anais XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes - Simposio 12 - Educação e Saúde Pública. Fortaleza, 2009

Hancock, Trevor. Theories of Health and Environment. In: P. Timmerman (Ed.). Encyclopedia of Global Environmental Change. Chichester: John Wiley & Sons, Ltd., v. 5: Social and Economic Dimensions of Global Environmental Change, 2002. p.492-502

IDEO. Human Centered Design Toolkit, 2009

Illich, Ivan. A convivencialidade. Lisboa: Europa-America. 1976

Krippendorff, Klaus. Design Centrado no Humano: uma necessidade cultural. Estudos em Design, v.8, n.3, 2000. p.12.

Manzini, Ezio. Design for sustainability. How to design sustainable solutions. Workingpaper. Jan , 2007. 13p

Manzini, Ezio. Introduction to design for services. In: Meroni, Anna; Sangiorgi Daniela. Design for services. Surrey: Gower. 2011

Meroni, Anna; Sangiorgi Daniela. Design for services. Surrey: Gower. 2011

Moritz, Stefan. Service Design: pratical access to an evolving field. Köln International School of Design, University of Applied Sciences Cologne, 2005. 125 p.

Normann, Richard; Ramirez, Rafael. Designing interactive strategy. Harvard Business Review, n.july-august, Jan 1, 1993. p.65-77.

Porter, Michael. Vantagem competitiva : criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1980. 512 p.

Ramirez, Rafael; Mannervik, Ulf. Designing value-creating systems. In: Kimbell; L.; Seidel, P. (Ed.). Designing for services - Multidisciplinary Perspectives: proceedings from the exploratory project on designing for services in science and technology-based enterprises. Oxford: University of Oxford, 2008. p.35-37

Sangiorgi, Daniela. Building Up A Framework For Service Design Research 8 European Academy Of Design Conference. The Robert Gordon University.Aberdeen, Scotland. 1, 2 & 3 April, 2009. 6 p.

Stringer, Ernest T. Action Research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2007

Tan, Lauren. Dott 07: Seven ‘new’ roles designers are playing in public life. Design Phd Conference: Sustainability, Innovation and Design. Lancaster: Lancaster University, 2009.

Yee, Joyce S R;Tan, Lauren; Meredith, Phillip. The emergent roles of a designer in the development of an e-learning service. First Nordic Conference on Service Design and Service Innovation, 2009. 9 p.

Zwiers, Marcel. Dutch Design. A time for a new definition. Touchpoint, v.1, n.1, 2009. p.16-19


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Karine de Mello Freire, Vera Maria Marsicano Damazio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.