Design e cinema: caminhos possíveis de pesquisa
Resumo
Este artigo discute caminhos de pesquisa na área de Design e a sua relação com
o cinema. Apontamos para o estudo da disposição de cenários, móveis e
objetos e atores (Direção de Arte). Nossa hipótese é que as tecnologias digitais
de finalização favorecem a passagem do conceito de Direção de Arte para o de
Production Design.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Aumont, Jacques, Marie, Michel. L’analyse des films. Ed. Nathan, Paris, 1989.
Aragão, Isabella, “Configurações esquemáticas no cinema”, em 2º Congresso de Design da Informação, Anais, 8-10 de Setembro, São Paulo, 2005.
Bordwell, David. On the story of Film Style, Cambridge, Massachussets, Londres, Harvard University Press, 1997, p. 56.
Coelho, Luiz Antônio, “O objeto na condução narrativa: o caso O Ano Passado em Marienbad”, em Estudos de Cinema, Ano III 2001, Mariosaria Fabris et all (org.), Porto Alegre, Sulina, 2003, pp. 485-490.
Hollis, Richard. Design gráfico:uma história concisa. São Paulo, ed. Martins Fontes, 2001.
Marsolais, Gilles. L´ Aventure du Cinéma Direct Revisitée. Les 400 Coups, Quebec, 1997, p. 77
Tietzmann, Roberto, “Retórica e figuras de linguagens em créditos de abertura de filmes”, em 2º Congresso de Design da Informação, Anais, 8-10 de Setembro, São Paulo, 2005.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v15i2.13
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Mauro Baptista
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.