Sistema de Letramento e Ensino de Fatores Projetuais

Daniel Quintana Sperb, Ligia Medeiros, Marcos Brod Junior, Luiz Vidal Gomes

Resumo


O presente artigo tem por objetivo propor para o ensino um Sistema de Letramento Fatores Projetuais (SLFP), por meio de princípios de gerenciamento de informações necessárias ao projeto. Utilizando-se de revisão bibliográfica, o gerenciamento se deu por meio do cruzamento de necessidades relacionadas ao Design/Desenho industrial com necessidades de ordem estratégica. Entende-se por necessidades relacionadas ao design os seis elementos que compõe os Fatores Projetuais (FP) propostos por Redig (1977), bem como os nove propostos por Gomes (2007). Entende-se por necessidades estratégicas os quatro elementos que compõe a Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). O modelo SLFP se mostra apto a ser testado junto à comunidade acadêmica, fase esta, que se encontra em andamento.


Palavras-chave


Design; Letramento; Fatores Projetuais; Educação.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i1.146

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