Inserção do design em micro e pequenas empresas: elaboração de um mapa estratégico

Samuel Matos, Natália Junqueira, Jéssica Rodrigues, M. Regina Álvares Dias

Resumo


O presente artigo tem por objetivo relatar a metodologia do desenvolvimento de um modelo de Mapa Estratégico para inovação em micro e pequenas empresas, desde o seu planejamento até sua aplicação para ser validado. A discussão e o relato propostos buscam demonstrar como experiências, construídas e estruturadas ao longo de alguns anos no Centro Design Empresa, deram origem a uma expertise que pode ser de grande contribuição na análise das MPE´s e consequentemente para o crescimento e desenvolvimento das empresas.


Palavras-chave


mapa estratégico; inovação; micro e pequenas empresas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES FILHO, Alceu G.; et al. Estratégia na prática de grandes e de pequenas empresas. In: OLIVEIRA, Vanderli Fava de; CAVENAGHI, Vagner; MÁSCULO, Francisco S. (org.). Tópicos emergentes e desafios os metodológicos em engenharia de produção: casos, experiências e proposições. Volume IV. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2011. cap. 2, p.91-141.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/ logística empresarial. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos, 3 ed. Tradução de Itiro Iida. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

DIAS, M. R. Alvares; OLIVEIRA, Romeu D. Práticas e dificuldades da inserção do design nas micro e pequenas empresas. In: Anais... VI International Congress of Design Research - Ciped, 10 a 12 de Outubro de 2011, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

DRUCKER, Peter. Management: tasks, responsibilities, pratices. Nova York: Harper & row, 1973, p 64-65

KELLEY, Tom. A Arte da Inovação. São Paulo: Futura, 2001.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração do Marketing. 12. Ed. Porto Alegre: Prentice Hall, 2006.

MARTINS, J. R. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. Ed. São Paulo: Global Brands, 2006.

MOZOTA, Brigitte B. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

NETO, Francisco F.; KUEHNE JR., Maurício. Logística empresarial. In: Coleção gestão empresarial. Curitiba: AFESBJ / FAE Business School, 2002. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/empresarial/4.pdf>. Acesso em: 15 de outubro de 2011.

NORMAN, Donald A. O Design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

SLACK, N.et al. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

STEWART, B. Design: estratégias de design para embalagens. 2ª edição. São Paulo: Blucher, 2010.

TOMIYA, E. Gestão do valor da marca: como criar e gerenciar marcas valiosas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2010.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i1.152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Samuel Matos, Natália Junqueira, Jéssica Rodrigues, M. Regina Álvares Dias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.