A cor como signo: fundamentos para uma abordagem semiótica das cores no design

Carla Pereira

Resumo


Este artigo tem como objetivo expor um referencial teórico que permita apoiar futuras discussões e investigações sobre a função sígnica que a cor assume em diferentes sistemas de significação, particularmente no design. Por meio de revisão narrativa de literatura, conceitos da semiótica são sintetizados e utilizados para demonstrar princípios gerais que regem a linguagem das cores, considerada como um sistema de signos. Com foco na dimensão semântica, são discutidos os atributos da cor (matiz, claridade e croma) que funcionam como unidades significantes, assim como suas relações e significados observados em estudos da cor na cultura. Por fim, são evidenciadas as oposições cromáticas (claro/escuro, quente/frio, cromático/acromático e alto croma/baixo croma) consideradas determinantes para a formação do significado.

Palavras-chave


Semiótica, Atributos da cor, Oposições cromáticas, Semântica da cor

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i1.1574

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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