Ensino de História do Design para alunos com deficiência auditiva

Márcio James Soares Guimarães, Cristina Portugal, Mônica Moura

Resumo


Este artigo apresenta um relato sobre estratégias adotadas no ensino de História do Design para pessoas com deficiência auditiva, envolvendo a utilização de recursos visuais e a produção de materiais cujas adaptações visaram estimular e despertar a compreensão dos temas abordados, bem como a formação de uma consciência histórica. Amparadas por estudos de pesquisadores que exploram as definições e categorizações das linguagens verbal e pictórica, as estratégias apresentadas e discutidas preconizam a formulação de estratégias e recomendações para a elaboração de roteiros imagéticos, com o intuito de fornecer um material paradidático que permita ao discente surdo sentir-se incluído no ambiente universitário.


Palavras-chave


História do Design, Roteiro Imagético, Deficiência auditiva.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i2.1716

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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