GIT+: Sistematizando um framework para apoiar a produção de Gráficos Instrucionais Táteis nas IFES

Felipe Schneider Viaro, Régio Pierre da Silva

Resumo


Os Núcleos de Acessibilidade podem apoiar na Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência Visual (PCDV) através da produção de Gráficos Instrucionais Táteis (GIT). No entanto, é comum que essa produção aconteça de maneira empírica e utilizando métodos de produção artesanais, o que pode comprometer a qualidade dos gráficos gerados. Considerando que o campo do design conta com abordagens projetuais que podem ser utilizadas para viabilizar a aplicação dos diversos métodos, técnicas e ferramentas de projeto de GIT encontrados na literatura, o objetivo deste trabalho é sistematizar um framework que contribua para o processo de projeto e desenvolvimento destes gráficos nos Núcleos de Acessibilidade. Este trabalho foi desenvolvido através do estabelecimento de critérios para o framework, do levantamento de ferramentas projetuais, do estabelecimento da estrutura e da relação dessas ferramentas com a estrutura definida. Como principal resultado, tem-se o GIT+, um framework projetual com estrutura acessível e contextualizada, que auxilia a equipe no desenvolvimento de gráficos e na tomada de decisões projetuais. Assim, o GIT+ traz melhorias aos processos usuais de desenvolvimento de gráficos instrucionais táteis observados, assim como auxilia na promoção da inclusão educacional de PCDV nas Instituições Federais de Ensino Superior.


Palavras-chave


Framework, Gráficos Instrucionais Táteis, Pessoa com Deficiência Visual

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v32i1.1887

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