Competências em disciplinas de Projeto de Produto

Vinicius Silveira Martins, Fabiane Wolff

Resumo


O presente artigo discute as competências trabalhadas pelos professores de Design em disciplinas de Projeto de Produto. Identificadas através de uma pesquisa qualitativa, na qual foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas com professores de Projeto de Produto, as competências de representação gráfica, modelagem, expressão verbal, trabalho em equipe, empatia, autonomia são expostas e discutidas. Os resultados apontam suas características e como estas são desenvolvidas ao longo das disciplinas de Projeto de Produto.

Palavras-chave


Competências em Projeto de Produto, Ensino de Design, Ensino de Projeto de Produto

Texto completo:

PDF

Referências


AIEX, Viviane Mantovani; SANTOS, Adriane Shibata. Análise de Técnicas e Metodologias usadas em Design no Processo Criativo - um Estudo de Caso. In: 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2006. CD-ROOM.

ALMEIDA, Raquel Rebouças de. Emoção na Pesquisa de Público-alvo: Estudo de caso em disciplina de projeto de produto. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. CD-ROOM.

BAYNES, Ken. About design. London: The Design Council, 1976.

BOMFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Paraíba: UFPB, 1984.

BONSIEPE, Gui; KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: Cnpq/Coordenação editorial, 1984.

BRASIL. CNE/CES n. 0195/03, de 5 de agosto de 2003.

BUSSERI, Michael A; PALMER, Jason M. Improving teamwork: the effect of self-assessment on construction design teams. Design Studies, v. 21, n. 3, 2000, p. 223-238.

COUGHLAN, Peter; SURI, Jane Fulton; CANALES, Katherine. Prototypes as (Design) Tools for Behavioral and Organizational Change. Journal of Applied Behavioral Science, v. 43 n. 1, 2007, p. 122-134.

CROSS, Nigel. Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Oxford: Berg, 2011.

________. The nature and nurture of design ability. Design Studies, v. 11, n. 3, 1990, p. 127-140.

________; CROSS, Anita Clayburn. Observations of teamwork and social processes in design. Design Studies, v. 16, n. 2, 1995, p. 143-170.

DEMO, Pedro. Habilidades e competências: no Século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010.

DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DOORN, Ellemieke van; MOES, Niels; FAIN, Nusa. Attitude development in Designer’s education. In: Proceedings of the TMCE 2008. Izmir: Delft University of Technology, 2008.

FERROLI, Paulo Cezar Machado, LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. Desenvolvimento do Modelo FEAP para Auxílio ao Processo de Escolha da Alternativa Projetual. In: 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2006. CD-ROOM.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. spe, p. 183-196, 2001.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009a.

________. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009b.

________. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009c.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes médicas, 1995.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade: projeto < desenho > produto. Santa Maria: sCHDs, 2004.

________ et al. Expressão Gráfica no Projeto e Desenho de Produto. In: 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. CD-ROOM.

GÜNTHER, Joachim; EHRLENSPIEL, Klaus. Comparing designers from practice and designers with systematic design education. Design Studies, v. 20, n. 5, 1999, p. 439-451.

LEE, Nicolette. Project methods as the vehicle for learning in undergraduate design education: a typology. Design Studies, v. 30, n. 5, 2009, p. 541-560.

LEWIS, W. P; BONOLLO, E. An analysis of professional skills in design. Design Studies, v. 23, n. 4, 2002, p. 385-406.

MARZAL, Jorge Alcaide et al. An exploratory study on the use of digital sculpting in conceptual product design. Design Studies, v. 34, n. 2, 2013, p. 264-284.

MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de. Desenhística: a ciência da arte de projetar desenhando. Santa Maria: sCHDs, 2004.

__________. O Desenho como suporte cognitivo nas etapas preliminares do Projeto. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2002.

__________; NAVEIRO, R. M. Reflexões metodológicas sobre o ensino de Projeto de Produto. In: Danilo Pereira Pinto; Jorge Luiz do Nascimento. Educação em Engenharia: Metodologia. São Paulo: Mackenzie, 2002, p. 177-197.

NASCIMENTO, Marlizete Basso do, VARGAS, Carlos Alberto. Metodologia de Design para um produto brasileiro. In: 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2006. CD-ROOM.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

NORENBERG, G. S. H; FRANZATO, C. Cultura de projeto para integrar universidade e empresa: uma experiência aplicada. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. Anais eletrônicos... São Paulo: UFMA, 2012. CD-ROOM.

OLIVEIRA, Izabel Maria de. O ensino de projeto na graduação em design no Brasil: o discurso da prática pedagógica. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

OSBORN, A. F. O poder criador da mente: princípios e processos do pensamento criador e do “Brainstorming”. São Paulo: IBRASA, 1972.

OXMAN, Rivka. Think-maps: teaching design thinking in design education. Design Studies, v. 25, n. 1, 2004, p. 63-91.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PERRENOUD, P. Dez competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philipp; Thurler, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PEREIRA, Regina Celia de Souza. A formação em Design Industrial e a necessidade das indústrias. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2007.

PORTAS, Roberta et al. Disciplina de projeto DSG1002 - Planejamento: uma proposta pedagógica inovadora. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luis. Anais eletrônicos... São Paulo: UFMA, 2012. CD-ROOM.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 78-90, 1990.

REDIG, J. Sentido do Design. Rio de Janeiro: Imprinta, 1983.

REMUS, Bruna do Nascimento; MARQUES, André Canal. Design Estratégico: aplicação de uma metodologia em um projeto de graduação. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: AEND, 2008. CD-ROOM.

RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, Roberto Lima; ANTONELLO, Claudia Simone; BOFF, Luiz Henrique. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 34-54.

SASS, Larry; OXMAN, Rivka. Materializing design: the implications of rapid prototyping in digital design. Design Studies, v. 27, n. 3, 2006, p. 325-355.

SILVIA, Arabella; GOUVEIA, Ana L. S. B. D. Metodologia de projeto para desenvolvimento de produtos com resíduos: Estudo de caso com o Curso Técnico em Design Gráfico e de Produto. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: AEND, 2008. CD-ROOM.

STANCEY, Martin; ECKERT, Claudia; MCFADZEAN, Jeanette. Sketch interpretation in Design communication. In: 12th International Conference on Engineering Design (ICED’99), Munique, 1999.

STEPHAN, Auresnede. Projetos de Graduação e sua interface com os Departamentos de Design Automobilístico. In: 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2006. CD-ROOM.

SUWA, Masaki; TVERSKY, Barbara. What do architects and students perceive in their design sketches? A protocol analysis. Design Studies, v. 18, n. 4, 1997, p. 385-403.

ULUSOY, Zuhal. To design versus understand design: the role of graphics representations and verbal expressions. Design Studies, v. 20, n. 2, 1999, p. 123-130.

YANG, Maria C; EPSTEIN, Daniel J.. A study of prototypes, design activity, and design outcome. Design Studies, v. 26, n. 6, 2005, p. 649-669.

YANG, Ming-Ying; CHEN, Fei-Chuan. Competencies and qualifications for industrial design jobs: implications for design practice, education, and student career guidance. Design Studies, v. 26, n. 2, 2005, p. 155-189.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência. São Paulo: Atlas, 2008.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v23i2.232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Vinicius Silveira Martins, Fabiane Wolff

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.