Método participativo de definição da identidade corporativa

Ligia Fascioni

Resumo


Definir a identidade de uma empresa é uma das tarefas mais difíceis para um designer. A construção de um briefing, que é o método mais utilizado, privilegia a visão dos gestores da empresa. Essa prática incorpora distorções, pois, muitas vezes, evidencia-se o que o executivo gostaria que a empresa fosse, não o que ela
realmente é. Além da visão idealizada, ressalta-se que a identidade é definida
do ponto de vista parcial do entrevistado. Para reduzir essas distorções, e
partindo-se do princípio de que identidade corporativa é construída por todos
os integrantes da empresa, o artigo apresenta um método que já foi aplicado
com sucesso em 23 empresas de diversos portes.


Palavras-chave


definição; identidade; corporativa; imagem, workshop.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v17i2.37

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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