Negociações no processo de design: Um estudo sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto

Daniela Sperb Moraes, Guilherme Corrêa Meyer Meyer

Resumo


Nas negociações do processo projetual, o designer precisa lidar com as expectativas dos atores envolvidos. Reconhecendo a importância do cliente entre esses atores, procuraremos investigar seu papel no processo de validação de uma proposição de design. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória que utilizou de entrevistas em profundidade com clientes de empresas representativas do universo moveleiro da Serra Gaúcha. Foram considerados “clientes”, aqueles responsáveis pela aprovação da proposição de design. Os resultados das entrevistas foram tratados por meio de Análise de Conteúdo e mostram aspectos presentes no processo de validação: 1) grupos heterogêneos, compostos por participantes de diferentes áreas das organizações, são formados para aprovar as proposições; 2) a validação não ocorre em um momento específico, mas ao longo de todo o processo projetual; 3) alguns aspectos da relação entre o cliente e o designer, bem como os motivos pelos quais o designer é contratado, podem influenciar consideravelmente a validação do projeto.

Palavras-chave


Validação no Design, Relação cliente X designer, Perspectiva do Cliente

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i3.382

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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