Uma análise dos aspectos da absorção de conhecimento em design derivados da relação entre equipes e empresas no desenvolvimento de produtos

Ivna Motta Ravanello, Fabiane Wolff

Resumo


Este estudo buscou analisar os aspectos envolvidos na absorção de conhecimento em design derivados da relação entre equipes de design externas e empresas que trabalham com desenvolvimento de produtos. A partir de uma pesquisa qualitativa e entrevistas em profundidade com designers e empresas desenvolvedoras de produtos, este estudo apresenta como se dá a absorção de conhecimento em design nas empresas. Para melhor exploração sobre o conteúdo deste artigo, a fundamentação teórica abordou conceitos relacionados a gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, conhecimento em design, absorção de conhecimento, absorção de conhecimento em design e gestão de design. Os resultados indicam que a absorção de conhecimento em design está conectada, principalmente, ao relacionamento entre o designer e a empresa, à habilidade do designer em transmitir o conhecimento e também à disponibilidade (e da ainda presente dificuldade) da empresa em adquirir, assimilar, transformar e explotar o conhecimento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ivna Motta Ravanello, Fabiane Wolff

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.