Editorial

Joao Eduardo Chagas Sobral

Resumo


É com entusiasmo que apresento este número da revista Estudos em Design que traz, de forma especial, os artigos científicos oriundos do 13º Congresso Brasileiro em Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2018, realizado na Universidade da Região de Joinville - Univille.

O congresso teve a submissão de 887 artigos, dos quais 652 foram aprovados por um comitê avaliador relevante no campo do design, que trouxe a garantia da qualidade e do valor científico dos trabalhos apresentados.

O P&D sempre se destacou como principal evento nacional da área do Design, mantendo a tradição em divulgação científica neste campo, e este ano ampliou sua atuação com a inclusão de trabalhos técnicos, acolhendo desta forma, as especificidades dos programas de pós-graduação profissionais.

A ciência traz como essência o compartilhamento e a disseminação do conhecimento. A divulgação de resultados técnicos científicos propõe reflexão, crítica, intercâmbio de ideias e transcendência do conhecimento desenvolvido; para Popper (2013), esta dinâmica se configura como um jogo, em princípio, interminável, e é neste campo enriquecedor de discussões e contribuições que as ciências se desenvolvem. Desta forma, acreditamos que incentivar e manter o espaço criado pelo P&D Design e o apoio da revista Estudos em Design, configuram-se em ações fundamentais para o avanço da produção de conhecimento qualificado no campo do design brasileiro.

Foi com este objetivo que a organização do P&D selecionou estes vinte relevantes artigos para serem publicados em uma edição especial da revista Estudos em Design. Tratam-se de produções científicas que abordam diversos temas com profundidade; investigações realizadas por distintos pesquisadores, de diferentes instituições, que se destacaram pelo potencial de impacto e interesse da comunidade científica, segundo a análise dos avaliadores ad hoc selecionados entre os programas de pós-graduação stricto sensu brasileiro.

Desejamos uma boa leitura e que o esforço de todos seja recompensado.

 

Joao Eduardo Chagas Sobral

Presidente da Comissão organizadora do 13º Congresso Brasileiro em Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Joao Eduardo Chagas Sobral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.