Modelo Organizacional de Autogestão aplicado em uma confecção artesanal e avaliado pela gestão do conhecimento com base no Design Thinking
Resumo
A relação entre a gestão de design e gestão do conhecimento, considerando o design como o conhecimento é uma discussão oportuna e necessária. A partir de uma adaptação do modelo Seci de conversão do conhecimento, configurado como a essência do processo de produção do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), este artigo ilustra esta relação, por meio de um estudo de caso aplicado em uma confecção artesanal formada para gerar renda à mulheres analfabetas funcionais. Apresenta um modelo de autogestão organizacional que associou a metodologia de gestão de design com os princípios da administração, para solucionar os dois problemas apresentados pela comunidade: o controle da produção e o sistema de gestão, visando à autogestão. Como resultado, verificou-se que a concepção de gestão de design é, de fato, gestão do conhecimento. Os resultados possibilitaram sugerir adequações ao modelo para incluir a gestão do conhecimento baseado no design thinking.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRUSCHINI, M. C.; ROSEMBERG, F. (org.). Trabalhadoras do Brasil. Fundação Carlos Chagas; Fundação Ford. São Paulo: Brasiliense,1982
BUKOWITZ, W.; WILLIAMS, R. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
CHOHAN B. R. Catalysing Organizacional Inovation Through Designer Mind: Exploring the fundamental issues of ‘design Thinking’ and its sucessful inplementation for organizacional sucess. In INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, anais... France, April 2008.
COOPER, R.; JUNGINGER, S.; LOCKWOOD, T. Design Thinking and design management: A research and practice perspective. In LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.
COTEC. (2008) Diseño e innovación. La gestión del diseño em la empresa. Fundación para la Innovación Tecnológica. Madrid: COTEC.
DAVENPORT, T; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Entrevista a Maira Serena Palieri. Rio de Janeiro: Sextante, 2000 a.
FIRESTONE, J. M.; McELROY, M. Key Issues in New knowledge management. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.
FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JR., M. M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001
JONES, C. Métodos de diseño. Barcelona: Gustavo Gili, 1978
JUSTINO, M. J. (org.). Incubadora tecnológica de cooperativas populares: a experiência da UFPR. Curitiba: UFPR; Proec, 2002.
KROGH, G.von; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blücher, 2000.
McELROY, M. W. The New Knowledge Management: complexity, learning and Sustainable Innovation. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.
MAGALHÃES, C. Design Estratégico: integração e ação do Design Industrial dentro das empresas. SENAI/DN-SENAI/CETIQT-CNPq -IBICT - PADCT - TIB, 1997.
MERINO, E; MERINO, G; SILVA, C. Design Management: diferentiation, competitiveness, and sustainability as valuations factors for products and organizations. In INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, anais... France, April 2008
MARTIN, R. The design of business: why design thinking is the nexte competitive advantage. Boston: Harvard Business, 2009
MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
MERINO, E; MERINO, G; SILVA, C. Design Management: diferentiation, competitiveness, and sustainability as valuations factors for products and organizations. In INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, anais... France, April 2008.
MOZOTA, B. B. Design Management: Using to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
POLANYI, M. Personal Knowledge: Towards a Post-critical philosophy. New York: Harper Torchbook, 1964.
POPPER, K. R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. São Paulo: Belo Horizonte, 1975.
POSTALI, Valéria Barreiro e FRESCA, Tania Maria. A questão da moradia: as ocupações irregulares em Londrina/ Pr: 1970-2000. Disponível em: <http://www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo1/E1_152.htm> . Acesso em: out. 2004
QUELUZ, M. L. P. (org). Design Cultura. Curitiba. PR: Editora Sol, 2005.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i2.76
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Rosane Fonseca de Freitas Martins
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.