Design de interfaces em software educacionais: algumas recomendações a partir da aplicação do método Co-descoberta

Alessandra Carusi, Cláudia Mont’Alvão

Resumo


Este artigo aborda a importância do design de elementos gráficos que representam o sistema de navegação em sites infantis educacionais. Para isso, foi utilizado o método Co-descoberta, cuja aplicação possibilitou a participação de crianças conforme seu entendimento e seu comportamento na utilização de um site educacional. Os resultados da pesquisa possibilitaram vislumbrar questões que auxiliaram a elaboração de diretrizes para que o design de interfaces contribua na facilitação do aprendizado.


Palavras-chave


método Co-descoberta; software educacional; design de interface.

Texto completo:

PDF

Referências


ALS, B. S.; JENSEN, J. J.; SKOV, M. B. Comparison of Think-Aloud and Constructive Interaction in Usability Testing with Children. In: Proceedings of the 2005 Conference on Interaction Design and Children 2005. Boulder, USA, 2005.

BABER, C. Cognitive aspects of tool use. In: Applied Ergonomics 37, 2006, 3-15.

CHIASSON, S., GUTWIN, C. Design Principles for Children's Software. In: Technical Report HCI-TR-05-02, Computer Science Department, University of Saskatchewan, Canada, 2005.

KROEMER, K.H.E.; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

LUCENA, M.; LERNER, M. Laboratórios Virtuais: O Portal EduKbr. <http://www.edukbr.com.br/colunas/artigo_conteudo.asp?Id=103> Acesso em: maio de 2008.

LUCENA, M.; LERNER, M.; CHIBANTE, L.; MOREIRA, V. A ludicidade nos Novos Sites do Portal EduKBr . In: Anais do VII Encuentro Internacional Virtual Educa Bilbao. Bilbao, ES, 2006.

MOURA, M. A Interatividade no Design de Hipermídia. In: Anais do P&D Design 2006 – 7o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006.

MOURA, D.; NEVES, A. O processo de navegação em games: investigando suas etapas e sinais. In: Anais do P&D Design 2006 – 7o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2006.

NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego, USA: Morgan Kaufmann, 1993.

PADOVANI, S. Os efeitos da diferenciação cromática na usabilidade de mapas globais de navegação em hipertextos. In: Anais do 5o USIHC. Rio de Janeiro, 2005.

PADOVANI, S.; MOURA, D. Navegação em Hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

PUNTAMBEAKAR, S.; STYLIANOU, A.; HÜBSCHER, R. Improving navigation and learning in hypertext environments with navigable concept maps. In: Human-Computer Interaction 18, 2003, 395-428.

ROCHA, H. V.; BARANAUSKAS, M. C. C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003.

SEDIG, K.; ROWHANI, S.; LIANG, H. Designing interfaces that support formation of cognitive maps of transitional processes: an empirical study. In: Interacting with Computers 17, 2005, 419-452.

STONE, V. I. Avaliação de Programas e Sistemas Educacionais como Processo de Melhoria da Educação: Possibilidades e Desafios. In: Avaliação na Educação. Pinhais, PR: Editora Melo, 2007.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v20i2.94

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Alessandra Carusi, Cláudia Mont’Alvão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.