Bauhaus e o estilo moderno
Resumo
Neste artigo, investiga-se o uso ambíguo dos termos “estilo” e “arquitetura” em alguns escritos de Walter Gropius enquanto proponente, diretor e ex-diretor da escola alemã Bauhaus. Procura-se revelar nos debates sobre o papel social da arte no século XIX as origens do sentido arquitetônico de estilo presente nesses escritos. Ademais, identifica-se a transformação desses conceitos na assimilação dos preceitos da Bauhaus e do Movimento Moderno nos Estados Unidos. Em suma, o apelo às noções de “estilo Bauhaus” e “estilo internacional” contrapõe-se substancialmente às proposições originais de Gropius. Sugere-se afinal uma retomada do estudo da reforma social da arte inglesa como etapa indispensável à compreensão do processo histórico que levou à criação da Bauhaus.
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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i2.985
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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