Tipografia pintada no Centro do Rio de Janeiro

Vinicius f. da S. Guimarães, Washington Dias Lessa

Abstract


Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre tipografia pintada no ambiente urbano do Centro do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2009 e 2011, e se concentrou não apenas nos artefatos pintados, que foram registrados fotograficamente, mas também nos pintores profissionais que os realizam, que foram entrevistados. As informações foram convertidas em dados, possibilitando uma análise quantitativa.

Keywords


Tipografia. Vernacular. Pintores de letras.

References


BRANDÃO, Marcus Vinicius D. Os pintores de letras: um olhar etnográfico sobre as inscrições vernaculares urbanas. Arte & Ensaios. 2006; 13; 46-51.

CARDOSO, Fernanda de Abreu. Design gráfico vernacular: a arte dos letristas [dissertação]. Rio de Janeiro: PUC. Departamento de Artes e Design; 2003.

CROMWELL, J. Howard. A system of easy lettering. 2ª edição; New York: E.& F. Spon, 1890.

FARIAS, Priscila Lena. Brazilian ‘vernacular’ type design and digital technologies. Typ09 Conference; Outubro de 2009; Cidade do México. 1-26.

FINIZOLA, Fátima. Tipografia Vernacular Urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Bluncher; 2010.

GANZ, Nicholas. O mundo do Grafite: arte urbana dos cinco continentes. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOUVEIA, Anna Paula S; PEREIRA, André Luiz T; FARIAS, Priscila L; BARREIROS, Gabriela G. Paisagens Tipográficas – lendo as letras nas cidades. InfoDesign. 2007; 4 (1): 1-11.

GUIMARÃES, Vinicius; LESSA, Washington Dias. Pintores de letras ativos na cidade do Rio de Janeiro: conhecimento tácito e antigos manuais de letreiramento. 10º P&D design; 10 a 13 de outubro de 2012; São Luís.

GUIMARÃES, Vinicius F. da S. Tipografia pintada no Centro do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Superior de Desenho Industrial; 2011.

GUIMARÃES, Vinicius; LESSA, Washington Dias; CAVALCANTI, Lauro. Comunicação visual de fachadas de lojas de suco no Centro do Rio de Janeiro. 9º P&D design; 13 a 16 de outubro de 2010; São Paulo.

HEYNY, William. Modern lettering: artistic and practical. 2ª edição; New York: The William T. Comstock Company, 1923.

HUSSEY, A.R. The sign painter: a complete system and set of lessons for beginners. Chicago: The Pullman School of Lettering, 1916.

MATTHEWS, E.C. How to paint signs and sho’ cards: a complete course of self-instruction containing 100 alphabets and designs. New York: J.S. Ogilvie Publishing Company, 1920.

MILLER, Charles A. How to make show cards. 2ª edição; Boston: The Spatula Publishing Co, 1916.

NOGUEIRA, Ana Paula Cesar Vaz Guimarães. Mídia exterior e Imagens na cidade de São Paulo. UNESCOM – Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional; 9 a 11 de outubro de 2006; São Bernardo do Campo.

THOMPSON, W.A. Modern show card lettering, design and advertising phases. Pontiac: The Thompson School of Lettering, 1906.

______. Druggists’ and dispensers’: practical show card instructor. Pontiac: W.A.Thompson, 1909.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Vinicius f. da S. Guimarães, Washington Dias Lessa

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.