Avaliar o tratamento do tema sustentabilidade nos Projetos Integradores do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto

Sandra Rolim Ensslin, Solange Maria Loureiro, Juliane Vieira de Souza, Leonardo Ensslin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira

Abstract


O presente trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho do tema sustentabilidade no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC). A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de natureza exploratória e aplicada. O instrumento de pesquisa utilizado para alcançar o objetivo proposto foi a Metodologia MCDA-C tendo em vista sua capacidade de organizar, desenvolver e disseminar entre os atores o entendimento do contexto. No contexto analisado foram construídos cinco objetivos estratégicos. Estes objetivos estratégicos por sua vez são explicados por 25 Pontos de Vistas Elementares (PVEs), ou seja, indicadores de desempenho. Isto permitiu dar transparência ao diagnóstico do desempenho para cada um dos sistemas independentes que necessitam ser gerenciados no contexto da sustentabilidade no curso.

Keywords


Avaliação de Desempenho; MCDA-C; Projetos Integradores; Sustentabilidade; Transversalidade.

References


AZEVEDO, R. C.; ENSSLIN, L.; LACERDA, R. T. O.; FRANÇA, L.A.; GONZALEZ, C. J. I.; JUNGLES, A. E.; ENSSLIN, S. R. Avaliação de Desempenho no Processo de Orçamento de uma Obra de Construção Civil. Ambiente Construído (Online), v. 11, p. 85-104, 2011.

AZEVEDO, L. A.; LIZ, M. B. de. O projeto integrador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Digitais: um estudo de caso. In: Revista Ilha Digital, v. 1, p. 21-29, 2009.

BANA E COSTA, C. A.; ENSSLIN, L.; CORRÊA, E. C.; VANSNICK, J. C. Decision Support Systems in action: Integrated application in a multicriteria decision aid process. European Journal of Operational Research, v. 113, n. 2, p. 315-335, 1999.

BIAVA, L. C.; MARTINS, C. G.; SIELSKI, I. M. O Projeto Integrador como instrumento pedagógico do Curso em Design de Produto do CEFET/SC. In: 7º Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2006.

BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Avaliação de desempenho dos aspectos tangíveis e intangíveis da área de mercado: Estudo de caso em uma média empresa industrial. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN), v. 12, n. 37, p. 425-446, 2010.

BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Avaliação de desempenho multicritério como apoio à gestão de empresas: Aplicação em uma empresa de serviços. Gestão & Produção, v. 18, n. 3, p. 633-650, 2011.

BRAGA, E. C. Questões de Ética: Relações entre o Design e a Ecologia Profunda. In: Revista Estudos em Design, Fascículo 18.2, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.

CANTO, C. R. de L.; PACHECO, J. A. Formando competência pela conexão interdisciplinar e transdisciplinar por meio de projetos integradores no SENAI/SC. In: E-Tech, v 1, n. 1, p. 87-98, 2008.

CAPLE, D. C. Ergonomia: rumos para o futuro. Journal Ergol Humanos, n. 36, p. 31-36, 2007.

DELLA BRUNA JR, E.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Supply chain performance evaluation: A case study in a company of equipment for refrigeration. In: Technology Management Conference (ITMC), IEEE International 2011. San Jose, CA. p. 969-978.

DESIGN-IFSC. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do (IF-SC), Campus Florianópolis. 2007, 69 p.

ENSSLIN, L.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S.R. MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. In: International Transactions in Operational Research, v. 7, n. 1, p. 79-100, 2000.

ENSSLIN, L.; MONTIBELLER NETO, G.; NORONHA, S. M. Apoio à decisão: metodologia para estruturação de problemas e avaliação multicritérios de alternativas. Florianópolis: Insular, 2001.

ENSSLIN, L.; GIFFHORN, E.; ENSSLIN, S. R.; PETRI, S. M.; VIANNA, W. B. Avaliação do Desempenho de Empresas Terceirizadas com o Uso da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista. Revista Pesquisa Operacional, v. 30, n. 1, p. 125 - 152, Janeiro a Abril de 2010. Versão impressa ISSN 0101-7438 / versão online ISSN 1678-5142.

GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de palestras sobre o meio ambiente. Programa Conheça a Educação do Cibec/Inep-MEC/SEF/COEA, 2001. Disponível em: http://interacao2008.pbworks.com/f/transversalidade+e+meio+ambiente.pdf. Acesso em 18/08/2011.

GRZEBIELUCKAS, C.; BUSON, M. A.; QUEIROZ, S. G.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; NICKEL, E.; BALBIM, A. J. Instrumento para identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento do design: Um estudo ilustrado com o projeto de um automóvel. Gestão & Produção, v. 18, n. 2, p. 337-350, 2011.

KAZAZIAN, T. (org). Haverá a Idade das Coisas Leves. São Paulo: SENAC, 2005.

LACERDA, R. T. O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. A study case about a software project management success metrics. Software Engineering Workshop (SEW), IEEE, 2010. Skovde. p.45-54.

LACERDA, R. T.O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. A performance measurement view of IT project management. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 60, n. 2, p. 132-151, 2011a.

LACERDA, R. T.O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. A performance measurement framework in portfolio management: A constructivist case. Management Decision, v. 49, n. 4, p. 648-668, 2011b.

LEPRE, P. R.; OKIMOTO, M. L. R.; SANTOS, A. dos. A importância da ergonomia e usabilidade no paradigma da sustentabilidade e de suas ferramentas para o design sustentável. Revista brasileira de Ergonomia (Ação ergonômica), v. 5, n. 3, P. 46-51, 2010.

LEPRE, P. R.; SANTOS, A. dos. Implicações da Sustentabilidade no Escopo de Atuação do Design. Revista Estudos em Design, Fascículo 16.2, 2008.

MONTIBELLER, G.; BELTON, V.; ACKERMANN, F.; ENSSLIN, L. Reasoning maps for decision aid: An integrated approach for problem-structuring and multi-criteria evaluation. Journal of the Operational Research Society, v. 59, n. 5, p. 575-589, 2008.

MONTIBELLER, G.; BELTON, V. Qualitative operators for reasoning maps: Evaluating multi-criteria options with networks of reasons. European Journal of Operational Research, v. 195, n. 3, p. 829-840, 2009.

NEVES, B. M.; MARTINS, C. G.; BIAVA, L. C. Projeto integrador: a competência do saber? In: Cadernos de publicações Acadêmicas do IF-SC, v 1, n. 1, p. 5-7, 2009.

SANCHES, M. C. de F. Projeto Integrador: uma reflexão para a evolução da sistematização de projeto no ensino de design de moda. In: Projética, v. 1, n. 1, p. 101-114, Dez/2010.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. revisada. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SOUZA, J. V. Uma contribuição à avaliação dos periódicos científicos por meio de um modelo multicritério: ilustração da avaliação do processo editorial da RCC, 2000. Disponível em http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoIV/03/EPC148.pdf . Acesso em 01/09/2011.

WCED. Report of the World Commission on Environment and Development: Our Common Future, 1984. Disponível em: www.undocuments.net/wced-ocf.htm. Acesso em 20/08/2011.

ZAMCOPÉ, F. C.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A. Modelo para avaliar o desempenho de operadores logísticos - Um estudo de caso na indústria têxtil. Gestão & Produção, v. 17, n. 4, p. 693-705, 2010.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Sandra Rolim Ensslin, Solange Maria Loureiro, Juliane Vieira de Souza, Leonardo Ensslin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.