A pós-graduação stricto sensu do Design no Brasil: uma leitura

Ricardo Triska, João Carlos Vela, Jorge Elias Dolzan

Abstract


O presente trabalho tem por objetivo destacar a evolução dos temas tratados no processos de produção de teses e dissertações dos programas de pós graduação em Design no Brasil. Parte de um breve histórico da graduação e dos programas de Pós graduação no Brasil, para caraterizar o contexto de referências adotado. Como método, foi utilizado a abordagem de pesquisa exploratória, e por meio da coleta dos dados disponibilizados no site da CAPES, identificou os programas e mapeou suas produções, (dissertações e teses), permitindo sua quantificação. Com tais dados foi possível desenvolver um painel indicando o perfil da produção científica de cada um dos programas de Pós Graduação em Design no Brasil. Propõem uma sobreposição com o elenco de termos recuperados do Documento de Área 2007-2010 para inaugurar um processo de discussão acerca do potencial de cooperação entre os programas e de suas relações com parceiros externos ao ambiente acadêmico. Apresenta considerações acerca da relação desta produção com o processo sistemático de avaliação ao qual os Programas são submetidos e do qual resultam as suas notas individuais, no cenário do Sistema Nacional de Pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Keywords


Ensino de Pós Graduação; Design; Produção Cientifica

References


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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.121

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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