Interdisciplinaridade: questões quanto à pesquisa e à inovação em design

Virginia Borges Kistmann

Abstract


Este artigo apresenta uma discussão teórica a respeito do conceito de inovação e a atividade de design, sob o ponto de vista da interdisciplinaridade. As inovações ocorrem quando um novo processo, produto ou serviço é introduzido no mercado ocasionando uma vantagem competitiva para a empresa que a desenvolve. Porém, as inovações radicais ocorrem quando os investimentos no desenvolvimento acontecem a partir do cruzamento de informações não operadas teoricamente ou praticamente no setor. Neste sentido, a interdisciplinaridade é um ponto determinante para o design de novos produtos. Com isso, este estudo buscou relacionar a inovação e a interdisciplinaridade na busca por contribuir para uma epistemologia para o campo do design. Os resultados destacam a formação, a partir desse quadro, de uma quasi ciência de base tecnológica, com o caráter de uma interdisciplinaridade instrumental.

Keywords


gestão de design, inovação e design, interdisciplinaridade e design

References


ALVARENGA, A. T. de et all. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, A., SILVA NETO, A.J. Interdisciplinaridade em Ciência,

Tecnologia & Inovação. Barueri –SP: Manole, 2011. p. 3-69.

BONSIEPE, G. Una charla de diseño. Disponível em: http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/m2/10-814-2005-11-13.html. Acesso em: 08/09/2014a.

_______. Reflections on a manifesto for design education. Disponível em: http://guibonsiepe.com.ar/guiblog/wp-content/uploads/2009/12/Conferencia-2013_05_18- USP.pdf. Acesso em: 28/08/2014b.

_______. Sobre os estudos de design e seu processo de semi-desintegração. Disponível em: http://www.agitprop.com.br/index.cfm?pag=repertorio_det&id=79&titulo=repertorio. Acesso em: 09/09/2014c.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

CAPES. Documento de área 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Arquitetura_ Urbanismo_e_Design_doc_area_e_comiss%C3%A3o_16out.pdf. Acesso em: 07/08/2014.

CHRISTENSEN, C. The innovator’s dilemma. Boston : Harvard Business School Press, 1997.

CHRISTENSEN, C. M.; RAYNOR, M. E. O crescimento pela inovação: como crescer de forma sustentada e reinventar o sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CNPQ. Competências. Disponível em: http://www.cnpq.br/web/guest/competencias. Acesso em: 25/08/2014

CORREA, G. R.; CASTRO, M. L. A. C. O pensamento complex de Edgard Morin e o Design. Estudos em design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21 | n. 1 [2013], p. 01-22

COUTO, R. M. de S. O processo de pesquisa é fascinante e desafiador. In: Método. (org.) MORAES, D. De; DIAS, R. Á.; COSELHO, R. B. Barbacena, MG: EdUEMG, 2011. p. 99- 116.

(Cadernos de estudos avançados em design) Disponível em: http://www.tcdesign.uemg.br/pdf/Metodo_completo.pdf. Acesso em: 08/09/214.

COUTO, R. M. S.; OLIVEIRA, A. J. (org.). Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB: PUC-Rio, 1999.

DOMINGUES, M.; HEUBEL, M. T. C. D. ; ABEL, I. J. Bases metodológicas para o trabalho científico: para alunos iniciantes. Bauru (SP): Edusc, 2003.

FATEC. Modelo de ensaio. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.fatecguaratingueta.edu.br%2Fportal%2Farquivos%2Fdocs%2Fmodelo_ensaio.doc&ei=VT4DVPyJDonGggTQo4CQDQ&usg=AFQjCNF6oP9dVPqU1wkmJ6d sMqSgkuFejQ&bvm=bv.74115972,d.eXY. Acesso em: 28/08/2014

FERRARA, L. D’A. Do desenho ao design: um percurso semiótico? Galáxia. n. 7 abr, 2004. p. 49-58 Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/galaxia/article/view/1395/1179. Acesso em: 08/09/2014.

FEYERABEND, P. Contra o Método. São Paulo: Unesp, 2007.

FINEP. Manual de Oslo: Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Disponível em: http://download.finep.gov.br/imprensa/manual_de_oslo.pdf. Acesso em: 31/08/2014.

FORTY, A. Objects of desire: design and society since 1750. London: Thames and Hudson, 1995.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C.K. Strategic intent. Harvard Business Review. may-jun,1989. p. 63- 76.

ICOGRADA. Reflections on a manifesto for design education. Disponível em: http://www.icograda.org/education/education/articles2277.htm. Acesso em: 08/09/2014. JONES, J. C. Design Methods: seeds of human futures. London: John Wiley & Sons Ltd., 1970.

LEIS, H. R. Especificidades e desafios da interdisciplinaridade na ciências humanas. In: PHILIPPI Jr, A.; NETO, A. J. S. (ed). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. Barueri: Manole, 2011. p. 106-122.

LEITÃO, D. M. O conhecimento tecnológico e sua importância: possibilidades de sua transferência internacional. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1516/1138. Acesso em: 08/09/2014.

LYOTARD, F. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

LOVE, T. A meta-theoretical basis for design theory. Disponível em: http://www.love.com.au/PublicationsTLminisite/2000/TL-Meta-des-theo.ppt.pdf. Acesso em: 08/09/2014.

MACKENZI. A condição contemporânea do projeto: arquitetura, urbanismo, design. Disponível em: http://www.mackenzie.br/24003.98.html. Acesso em: 08/09/2014.

MOLES, A. A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1998.

MONAT, A.; CAMPOS, J. L. de C.; LIMA, R.C. Metaconhecimento: um esboço para o design e seu conhecimento próprio. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/monat-campos-lima-metaconhecimento.pdf. Acesso em 29/08/2014.

NETO, Waldemar. Metodologia de trabalhos acadêmicos. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANQ0AF/metodologia-trabalhos-academicos. Acessoe em: 31/08/2014.

NORMAN, D. Why Design Education Must Change. Disponível em: http://www.core77.com/blog/columns/why_design_education_must_change_17993.asp (26.11.2010). Acesso em: 07/09/2014

OECD. Science and Innnovation: Brazil. Disponível em: http://www.oecd.org/brazil/sti- outlook-2012-brazil.pdf. Acesso em: 08/09/2014.

ONO, M. M. Design e Cultura: sintonia essencial. Curitiba: Edição da Autora. 2006.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes.

Liinc em Revista, v. 1, n. 1, 2005. p. 3-15, Disponível em: http:/ /www.ibict.br/liinc. Acesso em 29/08/2014.

RAMPINO, L. The Innovation Pyramid: A Categorization of the Innovation Phenomenon in the Product-design Field. Disponível em: http://www.ijdesign.org/ojs/index.php/IJDesign/article/view/645/325. Disponível em: 08/09/2014.

ROCALIO, V; KISTMANN, V. B. Uma introdução à inovação guiada pelo design no campo da moda. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/10-Coloquio- de-Moda_2014/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO1-DESIGN/CO-EIXO-1-Uma-introducao- a-inovacao-guiada-pelo-design-no-campo-da-moda.pdf. Acesso em: 12/09/2014.

SAE. Disponível em : http://www.sae.gov.br/brasil2022/?p=9 Acesso em : 12/11/2014.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.122

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Virginia Borges Kistmann

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.