A estruturação de um método para a criação de fontes de texto: uma proposta direcionada ao ensino do design de tipos
Abstract
O desenho de fontes de texto ainda é, pela sua complexidade, pouco explorado nos cursos de design no Brasil. Portanto, a organização das etapas que constituem o projeto de uma fonte em um método pode facilitar o ensino do processo projetual. Esse artigo apresenta uma proposta de método para a criação de fontes de texto, composto por 11 etapas e dividido em três fases – briefing, design e produção –, direcionado ao ensino do design de tipos. O método foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e de entrevistas com designers de tipos brasileiros. Esse estudo sugere o aprendizado do design de tipos por meio do desenvolvimento de uma fonte de texto a partir da definição de um problema, caracterizado por aspectos objetivos e subjetivos a serem interpretados no seu desenho.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BLACKLETRA. Silva text. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2018.
BRUMBERGER, Eva. The Rhetoric of Typography – The awareness and Impact of Typeface Appropriatness. Technical Communication; May 2003; 50, 2; Humanities Module, 2003.
BUGGY, Leonardo. O MECOTipo: Método de Ensino de Desenho Coletivo de Caracteres Tipográficos. Brasília: Estereográfica, 2018.
CABIANCA, David. Practicing theory: A study of Gerrit Noordzij, teacher. Dissertação (Mestrado), não publicada. Departamento de Tipografia Comunicação Gráfica. Universidade de Reading, Reino Unido, 2005.
CHENG, Karen. Designing type. London: Laurence King Publishing Ltd, 2005.
FALCÃO, Luiza. Recomendações para o ensino do design de tipos de texto nas universidades públicas brasileiras. Tese (Doutorado). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2021.
FALCÃO, Luiza & COUTINHO, Solange. A relação dos usuários especialistas e não-especialistas com as fontes de texto: distinção e atribuição de conceitos subjetivos. Anais do 7o CIDI e 7o CONGIC, Brasília (DF), 2015.
FALCÃO, Luiza & ARAGÃO, Isabella. Um estudo entre forma e conteúdo em livros de literatura: uma proposta de análise. Anais do 10o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luis (MA), 2012.
FABIO HAAG TYPE. Suzano Sans: uma tipografia para aproximar diferentes públicos. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2020.
FARIAS, Priscila Lena. Tipografia Digital: o impacto das novas tecnologias. 4a ed. Teresópolis: 2AB, 2013.
FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
HENESTROSA, Cristobal; MESEGUER, Laura; SCAGLIONE, José. Como criar tipos: do esboço à tela. 2a ed. Brasília: Estereográfica, 2019.
MATTÉ, Volnei Antônio. O conhecimento da prática projetual dos designers gráficos como base para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos. Tese (Doutorado). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
POHLEN, Joep. Letter Fountain. Los Angeles: Taschen, 2011.
RIBEIRO, Deiverson. Deiverson Ribeiro, designer de tipos da Dalton Maag: depoimento [23 jan. 2018]. Entrevistadora: Luiza Falcão. Recife, 2018. 1 arquivo .m4a (47 min), 2018.
SAMARA, Timothy. Design Elements. Gloucester: Rockport Publishers Inc, 2007.
SARAIVA, Rafael. Rafael Saraiva, designer de tipos da Dalton Maag: depoimento [24 jan. 2018]. Entrevistadora: Luiza Falcão. Recife, 2018. 1 arquivo .m4a (32 min), 2018.
SMEIJERS, Fred. Counterpunch: Making type in the sixteenth century designing typefaces now. London: Hyphen Press, 2011.
TRACY, Walter. Letters of credit: a view of type design. Boston: David R. Godine Publisher, 2003.
UNGER, Gerard. Theory of type design. Rotterdam: nai010 publishers, 2018.
UNGER, Gerard. Enquanto você lê. Brasília: Estereográfica, 2016.
VAN LEEUWEN, Theo. Towards a semiotics of Typography. Information Design Journal + Document Design 14(2), 139-155. John Benjamins Publishing Company, 2006.
VARGAS, Fernando de Mello. Approaches to applying spacing methods in seriffed and sans-serif typeface designs. Essay (Master of Arts in Typeface Design). The University of Reading, Department of Typography and Graphic Communication, Reading (Inglaterra), 2007.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i3.1304
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2021 Luiza Falcão, Isabella Ribeiro Aragão, Solange Galvão Coutinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.