O design da bossa nova: visualidade sonora nas capas de Cesar Villela para a gravadora Elenco

Marcello Montore, Guilherme Mirage Umeda

Abstract


No final dos anos 1950, um grupo de músicos introduz modificações harmônicas, rítmicas e poéticas na música brasileira tradicional. A bossa nova foi consolidada no cenário musical nacional pela gravadora Elenco, criada em 1962 pelo músico e produtor musical Aloysio de Oliveira. O trabalho do designer Cesar Villela, criador das 16 primeiras capas dessa gravadora, revela sensibilidade para se apropriar, entre outros aspectos, da “economia musical” da bossa nova na sua transposição para os elementos gráficos (sintaxe), cromáticos e semânticos das capas dos discos. Este artigo aponta para a relação entre design e música presente em algumas dessas capas.

Keywords


bossa nova; Cesar Villela; gravadora Elenco; capa de disco.

References


BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2008. 5ª ed.

BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. In: CAMPOS, Augusto. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CASTRO, Ruy. Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova. 2a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GARCIA, Tania da Costa. Madame existe. FACOM – Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, Brasil, nº 9, p.28-30, 2001. Disponível em: <http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/artigos_madame1.htm>. Acesso em 25 de fevereiro de 2014.

GAVA, José Estevam. A linguagem harmônica da bossa nova. São Paulo: UNESP, 2002.

NAPOLITANO, Marcos. A síncope das ideias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.

MAYSA. Barquinho. Rio de Janeiro: Columbia, 1961.

MEDAGLIA, Julio. Música Impopular. 2a ed. São Paulo: Global, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Palestras. Lisboa: Edições 70, 2002.

MONTORE, Marcello. As Capas de Disco da Gravadora Elenco (1963-1971): subsídios para uma historiografia includente do design gráfico brasileiro (Tese de Doutorado). São Paulo: FAU-USP, 2007.

MORAES, Vinicius de. [Texto de contracapa]. In: ELIZETE CARDOSO. Canção do amor demais. Rio de Janeiro: Festa Discos, 1958.

PERRONE, Charles A. Letras e letras da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Elo, 1988.

TÁVOLA, Artur da. 40 anos de bossa nova. Rio de Janeiro: Sextante, 1998.

VILELA, Ivan. Nada ficou como antes. Revista USP: música brasileira, São Paulo, n. 87, p.14-27, set./nov. 2010.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i2.165

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Marcello Montore, Guilherme Mirage Umeda

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.