Objetos de expressão e questionamento: consumo afetivo e a formulação de diretrizes pessoais

Tiago Kurebayashi, Marcos da Costa Braga

Abstract


Este artigo relata estudos em design emocional relacionandos ao termo Cultivação, de Mihaly Csikszentmihalyi e Eugéne Rochberg-Halton. Demonstra como os valores afetivos em objetos desenvolvem-se em sua capacidade de direcionar a atenção do usuário a conquistas, valores e objetivos pessoais. Realizado com diversos usuários de instrumentos musicais como quadro de referência, aponta as capacidades de expressão e questionamento que as ferramentas podem exercer, encontrando nelas a possibilidade de valores mais duradouros no produto industrial.


Keywords


design emocional, instrumentos musicais, cultivação, narrativas pessoais.

References


CARDOSO, R. Do fetichismo dos objetos à semântica do produto, e além. Revista Arcos : Design, cultura material e visualidade. V.1, p.14-39, out. 1998.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow : the psychology of optimal experience. Nova York: HarperCollins, 1990.

CSIKSZENTMIHALYI, M; ROCHBERG - HALTON, E. The meaning of things: Domestic Symbols and the self. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

DAMAZIO, V; MONT'ALVÃO, C. Design Ergonomia Emoção . Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008.

HEKKERT, P; RUSSO, B. Sobre amar um produto: os princípios fundamentais. Design Ergonomia Emoção . Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008. p. 31 -48.

NORMAN, D. A. Emotional Design: Why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004.

RAMOS, Conrado. Lacan e a crítica da sociedade de consumo. Ciclo de encontros, 15, 22 e 29 de ago. e 5 de set. de 2011. São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia.

VELHO, G. Individualismo e Cultura : Notas para uma Antropologia da Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i2.167

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Tiago Kurebayashi, Marcos da Costa Braga

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.