Mudança de Cena: reflexõessobre a prática do design através de mecanismos pop-up e filmespernambucanos
Abstract
O pop-up e o cinema são mídias que possuem seus próprios aspectos, de maneira independente. Aqui, no entanto, propomos o cruzamento de ambas, estimulando as correspondências que elas podem traçar a partir da criação de mecanismos pop-up sobre filmes pernambucanos. Por meio de uma pesquisa teórico-prática que utilizou o project-groundedresearch (Findeliet al., 2008) como método embasador de seu desenvolvimento, discutimos a importância do experimental e do sensível na prática do design. Os resultados apontam como novas possibilidades interpretativas surgem quando propostas projetuais assumem a abertura de potencializar diferentes construções poéticas e de significado a partir de um ponto comum, indo de encontro a um design controlador, planificador e dito neutro.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALENCAR, Ana; NECYK, Barbara. Processos lentos experimentais: estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico, p. 4187-4205. In:Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
AMOR, Plástico e Barulho. In:Cinemateca Pernambucana. 2018. Disponível em: http://cinematecapernambucana.com.br/filme/?id=3133. Acesso em: 12 mar. 2024.
ARAGÃO, Isabella Ribeiro. Experimentação e tendências tipográficas: uma experiência de ensino remoto de uma disciplina prática durante a pandemia de Covid-19, p. 630-647. In:Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ARAÚJO, Renata Lopes. Breve discussão sobre a intertextualidade. Lettres Françaises, [online], v. 21, n. 2, p. 151-166, 2020.
BIRMINGHAM, Duncan. Pop-up design andpapermechanics: howto make foldingpapersculpture. Castle Place: GMC Publications, 2019.
CUADRADO, Alfonso. Arqueología de lainteractividad: el libro móvil y pop-up como antecedente de losvideojuegos. Artnodes, [online], n. 21, p. 119-126, 2018.
D’ANGELO, Biagio. Entre materialidade e imaginário: atualidade do livro-objeto. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 33-44, 2013.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In:O que é um autor? Lisboa: Passagens,
p. 129-160, 1992.
FIGUEIRÔA, Alexandre. A febre do cinema. In:Continente, Recife, n. 106, p. 27, 2015.
FINDELI, Alain; BROUILLET, Denis; MARTIN, Sophie; MOINEAU, Christophe; TARRAGO, Richard. Researchthrough design andtransdisciplinarity: a tentativecontribuitiontothemethodologyof design research, p. 67-91. In:Swiss Design Network Symposium. Berna, 2008.
GOMES, Wilson da Silva. A poética do cinema e a questão do método na análise fílmica. Significação, Curitiba, v. 21, n. 1, p. 85-106, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IBARRA, María Cristina. Design como correspondência: antropologia e participação na
cidade. Recife: Editora UFPE, 2021. E-book.
INGOLD, Tim. Os materiais da vida. In: Fazer: antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Petropólis: Vozes, p. 35-53, 2022.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes e João
Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LEAL, Leopoldo. Processo de criação em design gráfico: pandemonium. São Paulo: Senac, 2020.
LUTERMAN, Luana Alves; FIGUEIRA-BORGES, Guilherme; SOUZA, Agostinho Potenciano de. Análise discursiva da tridimensionalidade do livro pop-up. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 39-54, 2018.
MELO, Hélter Pessôa de Moura. Mudança de Cena: o experimental e o sensível através de pop-ups sobre filmes pernambucanos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
MEYER, Guilherme Corrêa. Reflexões sobre a caracterização da pesquisa científica e da prática profissional no design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2010.
OLIVEIRA, Gabriela Araujo Ferraz; WAECHTER, Hans da Nóbrega. A dimensão semântica da configuração do livro, p. 287-303. In:Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. Belo Horizonte: Autêntica Editora/São Paulo: Edusp, 2010.
PALLASMAA, Juhani. O pensamento corporificado. In:As mãos inteligentes: a sabedoria existencial e corporalizada na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, p. 109-125, 2013.
PEREIRA, Cláudia Sousa. Literatura ao vivo: o caso dos livros-objeto e a ativação do conceito de design literário. Cultura, [online], v. 38, 2019.
SENNETT, Richard. O artífice. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2021.
SILVA, Amanda Christina Pereira Cabral. O caminho de volta: correspondência tipográfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
VASCONCELOS, Othon. Experiências de ensino remoto em Design de Superfície: atividades para o engajamento no ambiente virtual, p. 3709-3735. In:Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v32i1.1888
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2024 Hélter Pessôa de Moura Melo, Isabella Ribeiro Aragão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.