A fábrica mínima: tecnologias digitais para a produção local e customizada de artefatos físicos

Alexandre Monteiro de Barros, Natalia Schmitt Silveira

Abstract


Este artigo aborda a aplicação das tecnologias de fabricação digital para uma produção local, customizada e sob demanda de artefatos físicos, em contraste com a atual produção global e em série contemporânea, especificamente mobiliário, luminárias e utensílios domésticos. Esta aplicação define um novo modelo de produção que implica em novas formas de projetar, produzir e comercializar os artefatos e pode contribuir significativamente com a sustentabilidade ambiental no design de produto. É apresentado o desenvolvimento e a aplicação real de um modelo de produção estruturado com as características acima mencionadas, permitindo descrever aspectos relevantes e indicar futuras questões a serem investigadas e aperfeiçoadas.


Keywords


design de produto, fabricação digital, design sustentável, ecodesign, artefatos físicos

References


AVOGADRO, E. TESONE, J. Industrias a Medida. Revista IF. Centro Metropolitano de Diseño. Buenos Aires. 2013. n. 08. p. 32-35. Acesso em 10 de março de 2014.

Disponível em: <http://issuu.com/imdi.cmd/docs/fablab_34-37>

BARROS, A. M. de. Fabricação digital: Sistematização metodológica para o desenvolvimento de artefatos com ênfase em sustentabilidade ambiental. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.

DEMAT. Dematerialise the Machine Tools and Manufacturing Systems. 2013

Acesso em 15 de junho de 2013. Disponível em:

<http://www.dematproject.eu/index.php>

GERSHENFELD, N. How to Make Almost Anything: The Digital Fabrication Revolution. 2012. Foreign Affairs v.91. Acesso em 10 de março de 2014

Disponível em: <http://cba.mit.edu/docs/papers/12.09.FA.pdf>

GONDIM, C. Critérios para seleção de conexões em mobiliário orientado para adaptabilidade. 2010. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.

HAROUNI, L. A Primer on 3D Printing. TED Talks, 2012.

Acesso em 10 de março de 2014. Disponível em:<http://www.ted.com/talks/lisa_harouni_a_primer_on_3d_printing.html>

MITCHELL P.; WATT H. Strategies for the New American Furniture Industry. 2009. North Carolina State University. Raleigh, North Carolina.

SASS, L.; MICHAUD, D.; CARDOSO, D. Materializing a design with plywood. In. ECAADE CONFERENCE: Predicting the future, 2007, Frankfurt. Proceedings… Frankfurt: Architecture schools at FH Wiesbaden and FH Frankfurt, 2007.

SCHINDLER, C. Information-Tool-Technology: Contemporary digital fabrication as part of a continuous development of process technology as illustrated with the example of timber construction. In. ACADIA Conference, 2007, Nova Scotia. Proceedings… Nova Scotia: Dalhousie University School of Architecture and NSCAD University, 2007.

SCHODEK, D. et. al. Digital Design and Manufacturing: CAD/CAM Applications in Architecture and Design. New Jersey: John Wiley & Sons. 2005.

STEFFEN, D.; GROS, J. Technofactory versus Mini-Plants: Potentials for a decentralized sustainable furniture production. In. The 2nd International Conference on Mass Customization and Personalization, 2003, Munich. Proceedings… Munich: Technische Universität München (TUM).

RAYMOND A. G. Creating a Furniture Factory for the Future. 2009.

North Carolina State University. Raleigh, North Carolina.

VEZZOLI, C.; MANZINI, E. Design for Environmental Sustainability. Milão: Springer, 2010.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v23i1.196

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Alexandre Monteiro de Barros, Natalia Schmitt Silveira

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.