Design e as interfaces de serviço
Abstract
O design de serviço atualmente representa uma das principais ramificações do campo do design industrial. Este artigo traça um breve apanhado histórico dessa nascente disciplina e nota sua ainda tímida inserção no discurso acadêmico nacional. Como forma de contribuir para o fortalecimento da discussão sobre design de serviço no Brasil, são apresentadas diferentes perspectivas teóricas acerca do projeto de novos serviços. Em especial, discute-se abordagens voltadas para o projeto de interfaces materiais entre usuários e provedores. O artigo conclui com algumas considerações sobre implicações de projeto decorrentes de uma peculiaridade das relações de serviço: a presença de seres humanos na interface usuário-provedor.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BENTZ, I. Preliminary studies on innovation in services from the strategic design perspective. Strategic Design Research Journal, v. 4, n. 3, p. 127–131, 2011.
BLOMKVIST, J.; HOLMLID, S.; SEGELSTRÖM, F. Service Design Research: Yesterday, Today and Tomorrow. In: STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. (Eds.). This Is Service Design Thinking: Basics–Tools–Cases. Amsterdam:
BIS Publishers, 2011. p. 308–315.
CIPOLLA, C.; MANZINI, E. Relational Services. Knowledge, Technology & Policy, v. 22, n. 1, p. 45–50, 2009.
DELAUNAY, J.-C.; GADREY, J. Services in Economic Thought: Three Centuries of Debate. 1. ed. Springer, 1992.
Design for Service. Disponível em: <http://designforservice.wordpress.com/>. Acesso em: 28 out. 2014.
FREIRE, K. DE M.; DAMAZIO, V. Design de serviços: conceitos e reflexões sobre o futuro da disciplina. Anais do 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
GALLOUJ, F.; WEINSTEIN, O. Innovation in Services. Research Policy, v. 26, p. 537–556, 1997.
GUMMESSON, E. Service Management: An Evaluation and the Future. International Journal of Service Industry Management, v. 5, n. 1, p. 77–96, 1994.
HINNING, R.; FIALHO, F. A. P. Design de Serviço no setor público: estudo de caso do projeto Make it Work na cidade de Sunderland (Inglaterra). Estudos em Design, v. 21, n. 2, p. 1–17, 2013.
HOLLINS, G.; HOLLINS, B. Total Design: Managing the Design Process in the Service Sector. London: Pitman, 1991.
MAFFEI, S. et al. The Introduction of Service Design within Industrial Design Curricula: Comparison of Three Design Approaches and Educational Experiences. Design Education, Tradition & Modernity: Scholastic Papers from the International Conference. Ahmedabad:
National Institute of Design, 2005.
MAFFEI, S.; MAGER, B.; SANGIORGI, D. Innovation through Service Design. From Research and Theory to a Network Perspective. A Users’ Driven Perspective. In: JOINING FORCES CONFERENCE. Helsinki: 2005.
MALDONADO, T. Design industrial. Edições 70, 2006.
MALLET, L.; LIPPI, M. C. Abordagens para o desenvolvimento e design de sistemas de serviço: uma análise comparativa dos métodos de design e sua relação com o escopo de serviços. Strategic Design Research Journal, v. 6, n. 3, p. 96–104, 2013.
MERONI, A.; SANGIORGI, D. Design for Services. Aldershot: Gower, 2011.
MORELLI, N. Designing Product/Service Systems: A Methodological Exploration. Design Issues, v. 18, n. 3, p. 3–17, 2002.
MORELLI, N. Product-Service Systems, a Perspective Shift for Designers: A Case Study: The Design of a Telecentre. Design Studies, v. 24, n. 1, p. 73–99, 2003.
MORELLI, N. Beyond the Experience: In Search of an Operative Paradigm for the Industrialisation of Services. Proceedings of the ServDes. Conference 2009. Oslo: 2009.
PACENTI, E. Design dei servizi. In: BERTOLA, P.; MANZINI, E. (Eds.). Design multiverso: Appunti di fenomenologia del design. Milano: Edizioni POLI.design, 2004. p. 151–164.
PACENTI, E.; SANGIORGI, D. Service Design Research Pioneers: An Overview of Service Design Research Developed in Italy since the ’90s. Design Research Journal, v. 1, n. 10, p. 26–33, 2010.
PAPASTATHOPOULOU, P.; HULTINK, E. J. New Service Development: An Analysis of 27 Years of Research. Journal of Product Innovation Management, v. 29, n. 5, p. 705–714, 2012.
SANGIORGI, D. Design dei servizi come design dei sistemi di attività: la teoria dell’attività applicata alla progettazione dei servizi. Tese de doutorado—Milano: Politecnico di Milano, 2004.
SANGIORGI, D. Building Up a Framework for Service Design Research. Proceedings of the 8th European Academy of Design International Conference. Aberdeen: 2009.
SECOMANDI, F. Interface Matters: Postphenomenological Perspectives on Service Design. Tese de doutorado—Delft: Delft University of Technology, 2012.
SECOMANDI, F. Thinking through the Service Interface: A Study of Philips DirectLife. Design Philosophy Papers, n. #1 / 2013, 2013.
SECOMANDI, F. Bodies as Technology: How Can Postphenomenologist Deal with the Matter of Human Technique. In: ROSENBERGER, R.; VERBEEK, P.-P. (Eds.). Postphenomenological Investigations: Essays on Human-Technology Relations. Lanham: Lexington Books, 2015.
SECOMANDI, F.; SNELDERS, D. The Object of Service Design. Design Issues, v. 27, n. 3, p. 20–34.
SECOMANDI, F.; SNELDERS, D. Interface Design in Services: A Postphenomenological Approach. Design Issues, v. 29, n. 1, p. 3–13, 2013.
SHOSTACK, G. L. Breaking Free from Product Marketing. Journal of Marketing, v. 41, n. 2, p. 73–80, 1977.
SHOSTACK, G. L. How to Design a Service. European Journal of Marketing, v. 16, n. 1, p. 49–63, 1982.
SHOSTACK, G. L. Designing Services that Deliver. Harvard Business Review, v. 62, n. 1, p. 133–139, 1984.
SHOSTACK, G. L. Service Positioning through Structural Change. Journal of Marketing, v. 51, n. 1, p. 34–43, 1987.
SINGLETON, B. Services Design in New Territories. Proceedings of the IASDR 2009 Conference. Seoul: Korean Society of Design Science, 2009.
STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. (EDS.). This Is Service Design Thinking: Basics–Tools–Cases. Amsterdam: BIS Publishers, 2011.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v23i1.197
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Fernando Secomandi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.