Quadro referencial para a construção do self em startups: uma percepção psicossocial e discursiva da identidade corporativa

Marcilene Machado Reinert, João Eduardo Chagas Sobral, Marli Teresinha Everling

Abstract


O estudo apresentado neste artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que se propôs a investigar a construção da identidade de marca em startups, destacando a importância do processo de construção do self organizacional. Utilizando uma abordagem fenomenológica, a pesquisa se desenvolveu em três etapas: a intencionalidade na exposição da justificativa e problemática, a análise da percepção de diversos autores sobre o fenômeno, e a redução eidética que resultou em um quadro referencial para a construção do self em startups. Este quadro oferece uma trilha orientativa com ações identitárias e questões para discussão e revisão contínua a fim de melhor posicionar a empresa em relação a seu público e ecossistema

Keywords


organizacional, startups, branding, design estratégico

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v32i3.2028

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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