A inter-relação entre a pessoa com TEA e a neuroarquitetura habitacional: o morar do autista
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
AYRES, A. J.; ROBBINS, J. Sensory Integration and the Child: Understanding Hidden Sensory Challenges. Los Angeles: WPS, 2005.
BENNETTO, L., KUSCHNER, E. S., & HYMAN, S. L. Olfaction and taste processing in autism. Biological psychiatry, 62(9), 1015–1021. 2007. https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2007.04.019
CAMINHA, Roberta Costa. Autismo: um transtorno de natureza sensorial? 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2008.
COBURN, A., VARTANIAN, O., e CHATTERJEE, A. Buildings, Beauty, and the Brain: A Neuroscience of Architectural Experience. Journal of cognitive neuroscience, 29(9), 1521–1531. 2017. https://doi.org/10.1162/jocn_a_01146.
DUDOVA, I. et al. Odor detection threshold, but not odor identification, is impaired in children with autism. European Child & Adolescent Psychiatry 20 (7), 333–340. 2011.
FISHER, D. J. e BYRNE D. Too close for comfort: Sex differences in response to invasions of personal space. Journal of Personality and Social Psychology. 32. 15-21. 1975.
FORGUS, Ronald Henry. Percepção: o processo básico do desenvolvimento cognitivo. São Paulo: EPU, 1981. (reimpressão da edição de 1971).
GONÇALVES, Robson; PAIVA, Andréa de. Triuno – Neurobusiness e Qualidade de Vida. 3º ed. Brasil: Clube de Autores, 2018.
GROAT, Linda e WANQ, David. Architectural Research Methods. Second Edition. New Jersey: Wiley, 2013.
HOOGSLAG, G.; BOON, B. Loose parts for children with autism: Design opportunities and implications. In: The 10th International Conference on Design and Emotion - Celebration & Contemplation: D&E 2016, Amsterdam. Anais [...] Amsterdam, 2016.
KERN, J.K. et al. Effectiveness of N,N-Dimethylglycine in Autism and Pervasive Developmental Disorder. Journal of child neurology. 16. 169-73, 2001.
LAWTON, M. P. Environment and Aging. Center for Study of Aging, Albany, New York, 1986. ISBN: 0-937829-00-5.
MAENNER M. J. et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. MMWR Surveill Summ 2023; 72 (No. SS-2):1–14. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.ss7202a1.
MATTOS, J. C. Tradução para o português do brasil e adaptação cultural do instrumento de avaliação do processamento das habilidades sensoriais – Sensory Profile (Dunn, 1999). 2014. 68f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós–Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, 2014.
MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, v. 3, n. 1, p. 121-130, 1998.
MOSTAFA, Magda. Architecture for Autism: Autism ASPECTSS™ in School Design. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural Research, vol. 8, issue 1. p. 143-158. 2014. Disponível em: . Acesso em: 14/05/2024.
MOSTAFA, Magda. An Architecture for Autism: Concepts of Design Intervention for the Autistic User. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural Research, v. 2, n. 1, p. 189–211. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14/05/2024.
NAGIB, B. W. Toward a Therapeutic and Autism-Friendly Home Environment. 2014. 226 f. Thesis (Master of Arts) - McMaster University, Hamilton, Ontario, 2014.
NEUROSABER, Instituto. Quais os níveis de intensidade no autismo? 2020. Disponível em: . Acesso em: 23.05.2021.
OLIVEIRA, B. A neuroarquitetura aplicada a um centro de inovação colaborativa: projeto Creative Campus. 177 f. 2019. Dissertação de mestrado. Universidade de Mogi das Cruzes, 2019.
PIETRA, Renata Scarano. A influência das cores e materiais para as crianças autistas, no âmbito escolar. Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - Ano 9, Edição n.º 16 Vol. 01 Dezembro/2018. ISSN 2179-5568. 2018.
REEVES, H. Human Perception and the Built Environment: A Proposed Autism Life Learning Centre for Durban. 2012. 173 p. Dissertação (Mestrado) - University of Kwazulu-Natal Durban, South Africa, School of Built Environment and Development Studies, Durban, 2012.
RHEINGANTZ, Paulo., A. et.al. Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ (Coleção PROARQ), 2009. Disponível em: . Acesso em: 14/05/2024.
ROSENHALL, Ulf. et al. Autism and hearing loss. Journal of autism and developmental disorders, 29 (5), 349–357. 1999. Disponível em: . Acesso em: 03. 07. 2021.
SILVA, Juliana Christiny Mello da. NEUROARQUITETURA ESCOLAR: AMBIENTES SENSÍVEIS AOS TRANSTORNOS DE DISCRIMINAÇÃO SENSORIAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO (TEA). 2022. 250 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio De Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em arquitetura. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11895742. Acesso em: 19/03/2024.
SUZUKI, Y. et al. Impaired olfactory identification in Asperger's syndrome. The Journal of neuropsychiatry and clinical neurosciences, 15(1), 105–107. 2003.
TOMCHEK, Scott D.; DUNN, Winnie. Sensory Processing in Children With and Without Autism: A Comparative Study Using the Short Sensory Profile. The American Journal Of Occupational Therapy. [S. L.], p. 190-200. 1 mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2020.
TOMCHEK, Scott D.; LITTLE, Lauren M.; DUNN, Winnie. Sensory Pattern Contributions to Developmental Performance in Children With Autism Spectrum Disorder. The American Journal Of Occupational Therapy:. [S. L.], p. 1-10. 4 set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2020.
TUKIMAN, I et al. A Home for Autistic Child: Residential Spaces Intervention in Malaysia. Alam Cipta, v. 8, n. 2, p. 54–62, 2015.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v32i3.2036
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2024 Juliana Christiny Mello da Silva, Sylvia Meimaridou Rola, Paula de Castro Brasil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.