Appropriation Of Space Children – An ergonomic study in the school yard
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALMEIDA, Maristela Moraes. Análise das interações entre o homem e o ambiente. Dissertação de Mestrado em Engenharia. Florianópolis: UFSC, 1995. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta/maristela>. Acesso em 16 de nov. de 2014.
AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. TÂNGARI, Vera Regina (organizadores). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 2011. 203 p. (Coleção PROARQ)
BINS ELY, Vera Helena Moro. Acessibilidade Espacial – Condição Necessária para o Projeto de Ambientes Inclusivos. In: MORAES, Anamaria (org.). Ergodesign do Ambiente Construído e Habitado: Ambiente Urbano, Ambiente Público, Ambiente Laboral. Rio de Janeiro: IUsEr, 2004. 146pg.
_______. Vera Helena Moro. Ergonomia + Arquitetura: buscando um melhor desempenho do ambiente físico. In: Anais do 3º Ergodesign - 3º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Programas, Informação, Ambiente Construído. Rio de Janeiro, RJ: LEUI/PUC-Rio, 2003.
FARIA, Ana Beatriz Goulart de. O pátio escolar como ter[ritó]rio [de paisagem] entre a escola e a cidade. In: AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. TÂNGARI, Vera Regina (organizadores). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 2011. 203 p. (Coleção PROARQ)
GONÇALVEZ, Fábio Mariz; FLORES, Laís Regina. Espaços livres em escolar – Questões para debate. In: AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. TÂNGARI, Vera Regina (organizadores). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 2011. 203 p. (Coleção PROARQ)
HALL, Edward Twitchell. A dimensão oculta. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2005. 258 p.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 12.ed. Petrópoles, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Universidade São Francisco, 2002 - 2004. 2 v. (Pensamento humano).
HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. 2.ed. São Paulo: M. Fontes, 1999. 272 p.
KOWALTOWSKI, Doris C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 270 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed.rev. e ampl. São Paulo: Ed. Atlas, 1996. 231 p.
OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2002. 261 p.
RIBEIRO, Lúcia Gomes; MONT’ALVÃO, Claúdia. Ergonomia no Ambiente Construído. In: MORAES, Anamaria (org.). Ergodesign do Ambiente Construído e Habitado: Ambiente Urbano, Ambiente Público, Ambiente Laboral. Rio de Janeiro: IUsEr, 2004. 146 p.
SARMENTO, Manuel J.; PINTO, Manuel (1997). As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, Manuel J.; PINTO, Manuel (organizadores). As crianças contextos e identidades. Centro de Estudos da Criança. Universidade do Minho. Portugal.
TRANCIK, Anika M.; EVANS, Gary W. Spaces Fit for Children: Competency in the Design of Daycare Center Environments. In: Children’s Environments. Colorado, v. 12, n. 03, 1995. p. 43-58. Disponível em: <http://www.colorado.edu/journals/cye>. Acesso em 23 set. 2006.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Aline Eyng Savi, Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.