Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos para aprendizagem colaborativa
Abstract
No presente estudo, buscamos tornar o processo de ensino-aprendizagem de teorias relacionadas ao Design Centrado no Usuário (DCU), em nível de pós-graduação, mais colaborativo. Para tanto, valemo-nos de Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos para fomentar discussão e revisão de conteúdos apresentados em aulas expositivas. Nossa proposta é que as RGSs não sejam apenas passivamente observadas pelos estudantes em textos ou aulas expositivas. Pelo contrário, a proposta aqui visa que os estudantes participem ativamente de sua produção, análise e discussão. Neste artigo, abordamos esta experiência de produção de RGSs, apresentando, inicialmente, a fundamentação teórica para a proposta das RGSs coletivas, seguida pela descrição da dinâmica de produção/análise/discussão das RGSs. Por fim, sintetizamos os resultados de um questionário respondido por 37 alunos de mestrado e doutorado em Design que participaram da dinâmica envolvendo as RGSs em sala de aula.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
CYRS, T. E. Visual thinking: let them see what you are saying. New directions for teaching and learning, no. 71, Fall 1997. p. 27-32.
DERRY, S. Learning strategies for acquiring useful knowledge. In Dimensions of thinking and cognitive instruction. Hillsdale, N. J.: Lawrence Erlbaum, 1990.
DORTA, T.; PEREZ, E.; LESAGE, A. The ideation gap: hybrid tools, design flow and practice. Design studies 29, 2008. p. 121-141.
HEEMANN, A.; LIMA, P. J. V.; CORREA, J. S. Fundamentos para o Alcance da Colaboração em Design. Estudos em Design (Online), v. 18.2, p. 1338-1349, 2010.
JONASSEN, D. H.; REEVES, T. C. Learning with technology: using computers as cognitive tools. In Handbook of Research on Educational Communications and Technology. New York: Scholastic Press, 1996.
LOOI, C. K.; CHEN, W.; PATTON, C. M. Principles and enactment of rapid collaborative knowledge building in classrooms. Educational Technology, 50(5), 2010. p. 26-32.
MCGRATH, M. B.; BROWN, J. R. Visual learning for science and engineering. IEEE Computer Graphics and Applications, sept-oct, 2005. p. 56-63.
MCLOUGHLIN, C.; KRAKOWSKI, K. Technological tools for visual thinking: What does the research tell us? In Proceedings of Apple University Consortium 2001. p. 13.1- 13.12.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. p. 151-166.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. In Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vector, 2008. p. 15-44.
NONAKA, Ikugiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento da empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
NORMAN, D. A. Cognitive artifacts. In Designing interaction. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
NORMAN, D. A. Things that Make us Smart: Defending Human Attributes in the Age of the Machine. Reading, MA: Addison-Wesley, 1993.
PADOVANI, S. Representações gráficas de síntese: artefatos cognitivos no ensino de aspectos teóricos em design de interface. Educação Gráfica, V.16 – No. 02, 2012. p. 123-142.
PETTERSSON, R. Image Functions In Information Design. In Proceedings of the 30th Annual Conference of the International Visual Literacy Association. Georgia: The University of Georgia, 1998. p. 21-25.
SCARDAMALIA, M.; BEREITER, C. Knowledge building: Theory, pedagogy, and technology. In Cambridge Handbook of the Learning Sciences, New York: Cambridge University Press, 2006. p. 97-118.
SINGH, G.; HAWKINS, L.; WHYMARK, G. Collaborative knowledge building process: an activity theory analysis. VINE: The journal of information and knowledge management systems, Vol. 39 No. 3, 2009. p. 223-241.
STAHL, G. A model of collaborative knowledge-building. In Proceedings of the Fourth International Conference of the Learning Sciences. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2000. p. 70-77.
STAHL, G. Group cognition: computer-support for building collaborative knowledge. Cambridge: The MIT Press, 2006.
VISSER, W. Le design comme construction de représentations. Collection (2), 2010. p. 29-45.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i1.296
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Stephania Padovani, Adriano Heemann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.