Contribuição do Grupo Focal à pesquisa e ao processo de design da informação: percepção dos usuários sobre artefatos impressos de DST/Aids

Ranielder Fábio de Freitas, Hans da Nóbrega Waechter, Solange Galvão Coutinho, Fabiane do Amaral Gubert, Fabiele do Amaral Beck

Abstract


O Grupo Focal consiste em uma técnica de coleta de dados que pode ser aplicada no processo de design, incluindo pesquisas na área, e tem o intuito de desvelar informações importantes sobre a relação de determinado artefato ou elementos que o compõe, junto a um grupo de sujeitos. O presente artigo tem como objetivo descrever a adaptação da técnica do Grupo Focal, no processo de design da informação, e apresentar os benefícios da utilização desta para a pesquisa, no contexto dos materiais impressos para prevenção das DSTs/Aids. O uso do Grupo Focal permitiu a aproximação com os sujeitos envolvidos, revelando a percepção destes em relação à compreensão de elementos verbo-visuais presentes em artefatos impressos na área da saúde, o que contribui diretamente para o processo de design da informação.


Keywords


Design da Informação; Processo de Design; Grupo Focal

References


BRASIL. Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 mar 2015.

BERKOWITZ, B. The Community Tool Box. Conducting Focus Groups. 2012. Disponível em: http://ctb.ku.edu/en/table-of-contents/assessment/assessing-community-needs-and-resources/conduct-focus-groups/main. Acesso em: 12 de jan. de 2012.

BROWN, T. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Design Thinking. São Paulo: Campus. 2010.

BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher. 2006.

COUTINHO, S. G. Design da informação para educação. Revista Brasileira de Design da Informação, v.3 -1/2, p. 49-60, 2006.

DALL’AGNOL, C. M.; TRENCH, M. H. Grupos Focais como estratégia metodológica em pesquisas na enfermagem. R. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v.20, n.1, p.5-25, jan., 1999.

FREITAS, R. F. Prevenção às DST/Aids e a recepção das mensagens em meios impressos. 2013. Dissertação de mestrado não publicada. Universidade Federal de Pernambuco, Curso de Pós-Graduação em Design.

GOLDSMITH, E. Research into Illustration: An Approach and a Review. Cambridge University Press, 1984.

LUPTON, E. Intuição, Ação, Criação. Graphic Design Thinking. São Paulo: Gustavo Gili Ltda, 2013.

ROZEMBERG, B. Roteiro para análise de material impresso de educação/comunicação em saúde. Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fiocruz, RJ, 2012.

SILVA, J. F. L.; COUTINHO, S. G. Esquemas gráficos para informar: a Linguagem Gráfica Esquemática na produção e utilização de livros didáticos infantis na cidade de Recife. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo, 2010.

SPINILLO, C. An analytical approach to procedural pictorial sequences. The University of Reading, London, 2000.

TWYMAN, M. Using pictorial language: a discussion of the dimensions of the problem. In: T. M. Dufty and R. Waller (Eds.) Designing usable texts. Orlando, Florida: Academic Press, p. 245-312, 1985.

WAECHTER, H.N. Um modelo experimental para a observação da recepção de mensagens em meios impressos. Rio de Janeiro: Puc-Rio, Triades, out., 2008.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i1.298

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Ranielder Fábio de Freitas, Hans da Nóbrega Waechter, Solange Galvão Coutinho, Fabiane do Amaral Gubert, Fabiele do Amaral Beck

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.