Implementação simultânea de práticas de design em empresas desenvolvedoras de produtos

Bruna Ruschel Moreira, Maurício Moreira e Silva Bernardes, Júlio Carlos de Souza Van der Linden

Abstract


Este artigo tem como objetivo descrever os benefícios obtidos a partir da implementação de atividades de design aplicadas de forma simultânea com os colaboradores e os gestores de cinco empresas brasileiras desenvolvedoras de produtos e atuantes em diferentes segmentos. Juntas, elas participaram de vinte e duas atividades que contou com a participação especial de professores do Brasil, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Espanha. Estas atividades visaram ampliar o conhecimento das empresas com relação ao uso do design com vistas para a inovação. A prática, realizada de forma simultânea com as empresas, acarretou em um processo de fertilização cruzada em que o intercâmbio entre diferentes culturas empresariais fomentou os ganhos de conhecimentos dos participantes. Dentre os resultados percebidos com as implementações, destacam-se: (a) a aprendizagem colaborativa entre os colaboradores a partir da identificação de problemas comuns; (b) a integração e o compartilhamento de boas práticas entre os integrantes; (c) o aumento do capital intelectual das empresas; (d) o reconhecimento dos diferentes papéis etapas e setores das empresas.


Keywords


Inovação, Práticas de Design; Desenvolvimento de Produtos.

References


ALMENDRA, R.; ROMÃO, L. Design como recurso estratégico empresarial: um estudo dos impactos do design. Projecto FCT nº PTDC/AUR/70607/2006. LCF Gráfica: Lisboa, 2011.

ARGYRIS, C. Teaching smart people how to learn. Harvard Business Review, v.69, n. 3, p.99-109, 1991.

BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o Design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

BECKMAN, S.L.; BARRY, M. Innovation as a learning process: embedding design thinking. California Management Review, San Francisco, v. 50, n. 1, p. 25-56, 2007.

BERTOLA, P.; TEIXEIRA, J.C. Design as a knowledge agent: How Design as a knowledge process is embedded into organizations to foster innovation. Design Studies, Great Britain, v. 24, n. 2, p. 181-194, 2003.

BEZERRA, C. A máquina da inovação: mentes e organizações na luta por diferenciação. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BORJA DE MOZOTA, B. Design management: using Design to build value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos;

CENTRO BRASIL DESIGN. Diagnóstico do Design Brasileiro, 2014.

Disponível em http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1402666459.pdf. Acessado em 22.06.2014

CELASCHI, F. Il Design come mediatore tra saperi. In: C. GERMAK. Uomo al centro Del progetto: Design per um nuovo umanesimo. Torino: Allemandi & C., 2008. p. 19-31.

CHOO, C. W. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 1998.

COOPER, R. G. Winning at new products: accelerating the process from idea to launch. New York: Basic Books, 2001.

DALE, E. Audiovisual Methods in Teaching. NY: Dryden Press, 1969.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Working Knowledge: how organizations manage what they know. Boston: Harvard Business School Press, 1998.

DESIGN COUNCIL. Design Delivers for Business: A Summary of Evidence from the Design Council’s Design Leadership Programme. Disponível em

usiness%20briefing.pdf> Acesso em: 10.05.2015.

DRUCKER, P. The Coming of the New Organization. Harvard Business Review, v.88, n.1, p. 45-53, 1998.

DWECK, C. S. Mindset: The New Psychology of Success. New York: Random House, 2006.

FONG, P. S. W. Knowledge Creation in Multidisciplinary Project Teams: An Empirical Study of the Processes and Their Dynamic Interrelationships. International Journal of Project Management, [s.l.], v. 21, n. 7, p. 479-486, 2003.

FRAGA, E. Workshop em Design: espaços de aprendizagens e gerações de conhecimentos. 2011. Dissertação (Mestrado em Design Estratégico) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2011.

FRANZATO, C. Design dei Beni culturali nel progetto territorialie: strategie, teorie e pratiche di valorizzacione design driven. Tese (Doutorado em Design e Tecnologias para a valorização de bens culturais) - Politecnico di Milano, Milano, 2008.

GARVIN, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, v. 71, n. 4, p. 78-91, 1993.

KEELEY, L.; et al. Ten types of innovation: the discipline of building breakthroughs. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

KIM, H.D. The link between individual and organizational learning. In: KLEIN, A.D. The strategic management of intelectual capital. Butterworth: Heinemann, 1993.

KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. 2 ed. New Jersey: Pearson, 2014.

KUMAR, V. 101 Design Methods: a structured approach for driving innovation in your organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

LIEDTKA, J.; ROSEN, R.; WILTBANK, R. The Catalyst: How You Can Become an Extraordinary Growth Leader. New York: Crown Business, 2009.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

MORAES, D. de. Metaprojeto: o design do design. Blücher: São Paulo, 2010.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The Knowledge-Creating Company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford: Oxford University, 1995.

NORMAN, D. A. Emotional Design: why we Love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2005.

RAE, J. What is the real value of Design? Design Management Institute Review, Boston, v. 24, n. 4, p. 30-37, Winter 2013.

SENGE, P. M. The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization. New York: Knopf Doubleday Publishing Group, 2006.

SVENGREN, L. Case study methods in Design management research. Design studies, Great Britain, v. 14, n. 4, p. 444-456, Oct. 1993.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: how mass collaboration changes everything. New York: Penguin Group, 2006.

THIOLLENT, M. Action Research and Participatory Research: An Overview. International Journal of Action Research, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 160-174, 2011.

ULRICH, K.; EPPINGER, S. Product Design and development. 3. ed. New York: McGraw Hill, 2004.

VERGANTI, R. Design-Driven Innovation: changing the rules of competiotion by innovating what things mean. Boston: Harvard Business School, 2009.

VILADÀS, X. Design that pays. Design Management Institute Review, Boston, v. 20, n. 3, p. 55-60, Summer 2009.

WU, Z; DUFFY, A. Modelling collective learning in design, special issue on Learning and Creativity, AI EDAM, v. 18, n. 4, p. 289-313, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.

ZURLO, F. 2010. Design Strategico. In: ROMANI, L. XXI Secolo. Gli spazi e le arti. Roma, Enciclopedia Treccani, v. IV. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/Design-strategico_%28XXI_Secolo%29/. Acesso em:

/08/2015.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i2.344

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Bruna Ruschel Moreira, Maurício Moreira e Silva Bernardes, Júlio Carlos de Souza Van der Linden

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.