Tipografia para crianças: estudos de legibilidade
Abstract
Apesar da quantidade de estudos que avaliam a legibilidade de composições e desenhos tipográficos, poucos consideram crianças em processo de alfabetização. O artigo reúne dados de estudos recentes com essa faixa etária, pouco difundidos no Brasil. Constatou-se que os estudos desenvolvidos em instituições ou por profissionais ligados ao design dão maior ênfase às questões tipográficas; e os estudos desenvolvidos fora do âmbito da atividade, por pesquisadores nas áreas de educação e psicologia, privilegiam os métodos de pesquisa empregados. Analisando as diferentes abordagens, pode-se concluir que um maior cuidado com os dois aspectos produziria resultados mais significativos nesse tipo de pesquisa.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BINNS, Betty. Better type. EUA: Watson-Guptill Publications, 1989.
COGHILL, Vera. Can children read familiar words set in unfamiliar type? Information Design Journal, v. 4, n. 1, p. 254-260, 1980.
DAINES, Mike. The Sassoon Typefaces: an education in letterforms. Baseline , n. 24, p. 33- 40, 1997.
HUGHES, Laura E. e WILKINS, Arnold J. Typography in children’s reading schemes may be suboptimal: Evidence from measures of reading rate. Journal of Research in Reading, v. 23, n. 3, p. 314-324, 2000.
RABAN, Bridie. Text display effects on the fluency of young readers. Journal of Research in Reading, v. 1, n. 5, p. 7-28, 1982.
REHE, Rolf F. Typography: how to make it most legible. Connecticut: West Port, 1974.
SASSOON, Rosemary. Through the eyes of a child: perception and type design. In: JURY, David (ed). Typographic Writing. Reino Unido: ISTD, p. 106-111, 2001.
SPENCER, Herbert. The Visible Word. Nova Iorque: Hastings House Publishing, 1969.
TRACY, Walter. Letters of credit. A view of type design. Londres: Gordon Fraser,1986.
WALKER, Sue. The songs the letters sing : typography and children´s reading. Reading: National Centre for Language and Literacy, 2005.
WILKINS, A. J., JEANES. R. J.. PUMFREY, P. D. e LASKIER, M. Rate of reading test: Its reliability, and its validity in the assessment of the effects of coloured overlays. Ophthalmic and Physiological Optics, v. 16, n. 6, p. 491-497, 1995.
ZACHRISSON, Bror. Studies in the legibility of printed text. Stockholm: Almqvist & Wiksell, 1965.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v18i2.56
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Letícia Rumjanek
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.