Tipografia para crianças: estudos de legibilidade

Letícia Rumjanek

Abstract


Apesar da quantidade de estudos que avaliam a legibilidade de composições e desenhos tipográficos, poucos consideram crianças em processo de alfabetização. O artigo reúne dados de estudos recentes com essa faixa etária, pouco difundidos no Brasil. Constatou-se que os estudos desenvolvidos em instituições ou por profissionais ligados ao design dão maior ênfase às questões tipográficas; e os estudos desenvolvidos fora do âmbito da atividade, por pesquisadores nas áreas de educação e psicologia, privilegiam os métodos de pesquisa empregados. Analisando as diferentes abordagens, pode-se concluir que um maior cuidado com os dois aspectos produziria resultados mais significativos nesse tipo de pesquisa.


Keywords


tipografia para crianças; legibilidade; metodologia.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v18i2.56

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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