A construção de personas e do mapa da jornada do usuário: a delimitação de modelos mentais para o design centrado no usuário ou da interação usuário-notícia

Juliana Nunes, Manuela Quaresma

Abstract


Modelos mentais são recursos bastante utilizados na Interação Humano-Computador (IHC), pois através da representação de comportamentos é possível projetar interfaces mais adequadas. Entretanto, para atingir esse nível de compreensão de modelos consistentes, é necessária a escolha de técnicas que recolham dados substanciais dos usuários. Neste estudo apresenta-se características de usuários de notícias, uma vez que a migração do jornal impresso para o digital mudou bastante a interação. A técnica de entrevista semiestruturada com recursos de visualização se mostrou mais apropriada para a coleta de dados e forneceu informações sólidas para a delimitação de personas e mapas da jornada do usuário. Como resultados, foram detectados três tipos distintos de personas com características bem marcantes: o Antenado, o usuário que se sente impelido a estar sempre atualizado; o Blasé, aquele que não dá uma importância tão substancial aos fatos noticiados; e o Retrô, aquele que se sente sufocado com a rapidez com que a notícia digital se atualiza.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Juliana Nunes, Manuela Quaresma

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.