Instrumentos avaliativos de software educativo: uma investigação de sua utilização por professores
Abstract
Neste estudo, realizamos um estudo analítico de vinte e três instrumentos avaliativos de software educativo seguido de pesquisa com professores. Inicialmente, apresentamos as classificações dos instrumentos avaliativos e o estudo analítico. Então, trazemos a opinião de professores sobre a aplicação de um grupo de instrumentos avaliativos selecionados a partir do estudo analítico. Como síntese de ambos os estudos, sugerimos um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de instrumentos avaliativos para softwares educativos.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
CALDEIRA, A. C. M. Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos. XI Congresso Internacional de Educação a Distância. Salvador, 2004. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/ por/htm/033-TC-A4.htm> Acesso em: abril de 2009.
CAMPOS, G. H. B. Metodologia para avaliação da qualidade de software educacional. Diretrizes para desenvolvedores e usuários. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), UFRJ, Rio de Janeiro, 1994.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
COSTA, F. Pedactice: educational multimedia in school. 1999. Disponível em: <http://www.fpce.ul.pt/projectos/pedactice> Acesso em: junho 2007.
CYBIS, W. de A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Florianópolis: Labiutil, UFSC, 2003.
GRAELLS, P. M. Plantilla para la Catalogación y Evaluación Multimedia. Disponível: <http://dewey.uab.es/pmarques/dim/revistadigital/dimavam0.rtf> Acesso: set. de 2007.
HOM, J. (1998). The usability methods toolbox handbook. Disponível em:
<http://jthom.best.vwh.net/usability/> Acesso: maio 2007.
LANSDALE, M. W.; ORMEROD, T. C. Understanding interfaces: a handbook of human-computer dialogue. London: Academic Press, 1994.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2002.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. Ed. Compacta. São Paulo: Atlas, 2001.
MAYHEW, D. Principles and guidelines in software interface design. New Jersey: Prentice Hall, 1992.
NORMAN, D A. The design of everyday things. London: MIT Press, 1998.
NOVO Dicionário Eletrônico Aurélio. Curitiba: Editora Positivo, 2004.
PERRY, G. T. Integrado conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do design e da ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, v. 3, n° 1, maio, 2005.
PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação. Checklist. In: ENCONTRO NACIONAL DO PROINFO, 3. Disponível: < http://www2.uel.br /seed/nte/analisedesoftwares.html> Acesso: out. 2007.
REEVES, T. C.; HARMON, S. W. Systematic evaluation procedures for interactive multimedia for education and training. In: REISMAN, Sorel. Multimedia Computing: preparing for the 21st Century. Hershey, PA: Idea Group Publishing, 1996. 472-582.
SCHWARZELMULLER, A.; ORNELLAS, B. Os objetos digitais e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem. In: Primeira Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2006.Guayaquil/Equador.
SHIRATUDDIN, N.; LANDONI, M. Evaluation of content activities in children´s educational software. Evaluation and Program Planning, v. 25, n. 2, p. 175-182, maio 2002.
SILVA, C. R. de O. MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados. Tese de Doutorado – PPGEP, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
SILVA, M. A. F. da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Curitiba: Ibpex, 2005.
SQUIRES, D.; PREECE, J. Predicting quality in educational software: evaluating for learning, usability and synergy between them. Interacting with Computers, v. 11, n. 5, p. 467-483, maio 1999.
STANTON, N. Human factors in consumer products. London: Taylor & Francis, 1998.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i1.68
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Katia Alexandra de Godoi, Stephania Padovani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.