Design centrado no usuário e seus princípios éticos norteadores no ensino do design
Abstract
Na busca por denominações para um design voltado ao usuário encontram-se termos como: “empático”, “inclusivo”, “centrado no ser-humano”, ou ainda, o adotado pelos autores neste artigo: “design centrado no usuário”. Estas modalidades apresentam semelhanças na importância que dão à interação entre quem executa um projeto e para quem o projeto se destina, como forma de ampliar a visão dos profissionais sobre questões alheias ao seu conhecimento. Tratando-se de projetos com envolvimento dos usuários, devem-se observar os princípios éticos nos trabalhos. À universidade e aos educadores, cabe informar e conduzir o aluno nas suas escolhas. Neste artigo busca-se uma abordagem dos princípios éticos envolvidos no processo mediado pelos docentes de graduação em design. Para ilustrar este processo, é apresentado o relato de experiência do projeto realizado por uma aluna de Design de Produto, mostrando etapas do desenvolvimento de um novo produto centrado no usuário.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Andréia Salvan Pagnan, Giovana Costa Simplício, Valéria Carvalho Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.