Modelo para estabelecer competências para o futuro do design orientado pelas tecnologias emergentes
Abstract
Este estudo apresenta o desenvolvimento de um modelo auxiliar para a construção de competências para o futuro do design, orientado pelas tecnologias emergentes. O método design science research foi utilizado para a identificação, desenvolvimento e avaliação do modelo. Na fase de instanciações foram realizados sete workshops para a construção colaborativa das competências com o objetivo de testar e avaliar o modelo desenvolvido. Docentes, discentes e profissionais do design analisaram as possíveis sinergias entre as tecnologias emergentes e elencaram competências para novas práticas de design habilitadas por estas. A validação se deu por meio de formulários online e entrevistas com profissionais atuantes demonstrando a eficácia do modelo proposto. Conclui-se que para manter sua relevância o ensino do design precisa basear suas ações na antecipação do futuro, estabelecendo novas competências para o design e que o modelo proposto pode ser uma solução satisfatória para o problema identificado.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v27i3.780
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Christiane Costa, Alexandre Pelegrini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.