Design como experiência
Abstract
No presente artigo, trazemos a concepção de experiência formulada por Jorge Larrosa para o contexto de ensino-aprendizagem no campo do Design, com ênfase na experiência do designer em processos projetuais. Ao articularmos essa concepção de experiência com conceitos de projeto delineados por Miller, Argan e Findeli, ressaltamos as dimensões idiossincráticas e subjetivas que permeiam o processo projetual e que afetam o modo como designers lidam com os limites de suas ideias e com a imprevisibilidade de suas criações. Nessa perspectiva, refletimos sobre as possibilidades de formação de designers enquanto sujeitos da experiência encontrando caminhos para tal em processos de ensino-aprendizagem por meio de projetos que valorizem a reflexão que ocorre no encontro com a diferença, abordagem que denominamos Design Reflexivo.
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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i2.983
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Copyright (c) 2020 Michele Marconsini, Luiza Novaes
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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