Design Estratégico a partir de uma ética amorosa
Resumo
Ao questionar as raízes positivistas do design, o presente artigo situa o Design Estratégico como parte de uma transição que Escobar (2016) apresenta como “Design para Transição”. Realiza uma reflexão sobre possíveis contribuições ao Design Estratégico, ao criticar o modo de produzir conhecimento da ciência moderna, que afasta as subjetividades e cria dualidades entre o sentir e o pensar. Propõe uma prática de design sentipensante – que entende o sentir e o pensar em relação dialógica. Introduz, como parte do rompimento com o pensamento racionalista, a noção de amor como fonte da socialização humana e como inseparável do diálogo. A partir da apresentação das aproximações e diferenças entre a pedagogia de Freire (2014) e a proposta de Design Estratégico de Mauri (1996), sugere uma nova ética amorosa para a práxis do Design Estratégico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ESCOBAR, Arturo. Imagining a Post-Development Era? Critical Thought, Development and Social Movements. Social Text, n. 31/32, Third World and Post-Colonial Issues, 1992, p. 20-56.Disponível em: https://doi.org/10.2307/466217. Acesso em: 20 jun. 2021.
ESCOBAR, Arturo. Autonomía y diseño. La realización de lo comunal. Popayán, Colombia. 2016.
FALSBORDA, Orlando. Ante la crisis del país: ideas-acción para el cambio. Bogotá: El Áncora Editores; Panamericana Editorial, 2003.
FRANZATO, Carlo et al. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, K. (org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social.São Paulo: Kazuá, 2015, p. 157-182.
FREIRE, Karinede Mello. From strategic planning to the designing of strategies: a change in favor of strategic design. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, v. 10, n. 2, 2017, p. 91-96. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4013/sdrj.2017.102.01. Acesso em: 20 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas para quem ousa ensinar.São Paulo: Olho d´Água, 1997.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2013.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021.
MANZINI, Ezio. Design quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social.São Leopoldo: Unisinos, 2017.
MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.
MATURANA, Humberto Romesín. Desde la biología a la psicología.Santiago: Editorial universitaria, 2006.
MAURI, Francesco. Do produto ao sistema produto. In: MAURI, Francesco. Progettare progettando strategia.Milano: Masson S.p.A, 1996. p. 3-50
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, Edgar. Ensinar a Viver: manifesto para mudar a educação.Porto Alegre: Sulina, 2015b.
PAPANEK. Design for the real world: human ecology and social change.Nova Iorque: Pantheon Book, 1971
ZURLO, Francesco. Design Strategico.In:XXI Secolo, v. IV, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i2.1454
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Lúcia Kaplan, Karine de Mello Freire
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.