Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Estudos em Design é o periódico oficial da Associação Estudos em Design, de acesso aberto (open access), de caráter multidisciplinar, com fins de disseminação de conteúdo científico e educacional, e aceita artigos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

A Revista Estudos em Design – Classificação no Qualis CAPES A2 na Área de Design e Arquitetura, Urbanismo.

A Estudos em Design publica artigos de elevado mérito científico que contribuam para avanços na área de Design, com interface nas seguintes linhas editoriais:

Design: História e teoria;

Design e tecnologia: Design de Experiência do Usuário (UX); Design de Informação; Design de interação; Design de interfaces Design de jogos; Design de som;

Design e sociedade: Políticas públicas em design; Representação e participação social; Inovação social; Design e práticas culturais;

Design e educação: Abordagens pedagógicas; Procedimentos e ferramentas; Aplicações tecnológicas; Teorias e práticas do ensino de Design;

Design de serviços; Gestão de design; Design Estratégico; Design e Inovação;

Design gráfico e Design de produto: Design de embalagem; Design editorial;

Design de sinalização; Design de mobiliário, Design de iluminação;

Design de Moda; Design de Joias; Design de Estampa;

Ergonomia aplicada ao Design;

Ecodesign; Sustentabilidade;

Métodos e técnicas do design: Redes colaborativas práticas e experiências; e trabalhos em equipe; Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Dentre outros temas relacionadas ao campo do Design.

Os artigos devem ser apresentados exclusivamente à Estudos em Design, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro periódico. Conceitos, ideias e opiniões emitidos nos manuscritos, bem como exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas e das ilustrações, são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a posição do Conselho Editorial da Revista, Editores Científicos e Associados ou da Associação Estudos em Design.

 

Políticas de Seção

Carta ao leitor

Destina-se à veiculação da apresentação do pesquisador autor do Editorial de cada edição publicada na Estudos em Design.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Destina-se à veiculação de textos redigidos por profissionais convidados, que se destacam como pareceristas do conselho avaliador da Estudos em Design de temas específicos, definidos pelo Conselho Editorial da Estudos em Design.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Destina-se à veiculação de estudos conduzidos a partir da aplicação de métodos científicos rigorosos, , abrangendo tanto as abordagens quantitativas quanto as qualitativas de investigação nas linhas editoriais da Estudos em Design, que resultem em reflexões e discussões ricas sobre o campo do Design e áreas afins.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Iniciação Científica

Destina-se a jovens cientistas que apresentem pesquisas  em nível de graduação de qualidade acadêmica. O primeiro autor deverá estar cursando a graduação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial

Destina-se à veiculação de estudos que abordem ações, experiências inovadoras de convidados ou artigos selecionados para esta edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Estudos em Design adota o sistema de revisão por pares. O manuscrito somente será enviado aos revisores após aprovado em uma análise prévia, na qual serão observados: a adequação aos objetivos e à política editorial, formato de apresentação do artigo, o potencial de publicação e pagamento da taxa de submissão. Sendo aprovado nessa etapa, o manuscrito será apreciado por dois ou mais revisores. O processo de revisão adotado é duplo-cego, a fim de garantir sigilo sobre a autoria dos manuscritos. A revista tem em seu corpo editorial avaliadores (nacionais e internacionais) com notória experiência acadêmica. O resultado da avaliação leva de 3 a 6 meses.

 

Periodicidade

A Estudos em Design adota a periodicidade semestral, com a publicação de dois números anuais nos meses de maio e setembro, com o recebimento de artigos para avaliação em fluxo contínuo. Ainda é publicada, no mês dezembro, uma edição especial com artigos de pesquisadores convidados ou de artigos selecionados após a avaliação e aprovação dos mesmos.

 

Política de Acesso Livre

A Estudos em Design oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo sob a liçença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para textos completos de artigos, rastreie-os para indexação, transmita-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.

Os autores tem a permissão para depositar todas as versões de seus artigos em um repositório institucional. 

Diadorim: Azul - permite o depósito da versão pós-print de um artigo (http://diadorim.ibict.br/handle/1/2902). 

 

Arquivamento

Estudos em Design é preservada digitalmente pela PKP Preservation Network (PKP PN). 

 

Política de Verificação de Plágio

A equipe editorial da Estudos em Design usa um software específico para a verificação de plágio antes do manuscrito ser enviado ao processo de avaliação por pares. Em casos em que o plágio é incorrido, a Estudos em Design segue as orientações do fluxograma do Committee on Publication Ethics (COPE) que pode ser baixado aqui.

 

Diretrizes Éticas

A Estudos em Design tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editores, pareceristas e demais colaboradores. Não aceitamos nenhuma forma de plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

Deveres do editor

  • Decisão de publicação: A Equipe Editorial é responsável pela decisão de publicação ou não dos artigos submetidos a revista. O editor executivo recebe as avaliações dos pareceristas e avalia se estão de acordo com as políticas decididas pelos Conselhos Editorial e Conselho Científico, aos quais poderá consultar sempre que necessário para a tomada de decisões. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio;
  • Confidencialidade e divulgação: Os editores e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um artigo submetido, a não ser aos pareceristas e os conselheiros editoriais;
  • Conflitos de interesse: O editor deve recusar avaliar os artigos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores e instituições ligadas aos artigos submetidos;
  • Envolvimento e cooperação em investigações: O editor deve informar ao autor de um artigo submetido ou artigo publicado sobre reclamações éticas a respeito do mesmo.

Deveres dos pareceristas

  • Decisões editoriais: Os pareceristas por meio de preenchimento do formulário de avaliação com sugestões, correções e adequações dos artigos submetidos auxiliam a tomada de decisões por parte dos editores;
  • Pontualidade: O avaliador ao receber a solicitação de avaliação deve notificar imediatamente por meio do sistema se está disponível ou indisponível para a devida avaliação do artigo;
  • Confidencialidade: Os pareceristas não devem divulgar os trabalhos recebidos para avaliação, os quais devem ser considerados como documentos confidenciais.
  • Avaliação: Os pareceres devem seguir as normas de avaliação de um artigo científico. Os pareceristas devem apontar sua visão sobre o artigo de modo objetivo, de maneira  clara e consistente  com base em argumentos que possibilitem o autor entender a decisão tomada;
  • Sobre as fontes: Os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores;
  • Plágio: O parecerista deve notificar o editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal;
  • Conflito de interesses: O parecerista não deve avaliar artigos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
  • Certificado da avaliação: Os pareceristas deverão acessar o campo “Quadro Editorial” de cada edição onde constaram os nomes dos avaliadores daquela edição podendo imprimir como certificado. Além disso, a cada artigo avaliado, os pareceristas recebem um e-mail via sistema como um certificado e agradecimento.

Deveres dos autores

  • Normas gerais: Os autores devem seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores;
  • Originalidade e plágio: Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável. Trabalhos e/ou textos dos outros devem ser devidamente citados;
  • Publicação múltipla: Um autor não deve publicar artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo artigo para mais de um periódico ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;
  • Sobre as fontes: Os autores devem citar autores e publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte;
  • Autoria: A autoria do artigo deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição essencial para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores no máximo 2 coautores) apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação;
  • Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é sua obrigação informar imediatamente à equipe editorial, ciente que o artigo será excluído do sistema.