Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Criação de website institucional

Ana Karla Freire de Oliveira, Hugo Borges Backx, Madalena Ribeiro Grimaldi

Resumo


Este artigo descreve o planejamento e implementação do website de comunicação institucional da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa foi uma das ações comemorativas dos 200 anos da Instituição, pioneira no ensino das Artes na América Latina. O trabalho ocorreu de forma transdisciplinar, agregando conhecimentos de Design, Informática e Artes. Na definição do projeto gráfico buscou-se um layout que possibilitasse a navegação e pesquisa mais acessíveis e simplificadas, e em consonância com as áreas de conhecimento existentes na Escola: Artes e Design. Para melhor contextualização apresenta-se um breve histórico da Instituição, a arquitetura de informação adotada para o website, seu layout e funcionamento. As ações foram pensadas para dar melhor visibilidade e funcionalidade a complexa estrutura que compõe a Unidade, com seus 13 cursos de Graduação, dois Programas de Pós-Graduação e duas Especializações.


Palavras-chave


Escola de Belas Artes, Design da Informação, Site Institucional e Design Gráfico

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUMPÇÃO, D. J.F.; VILLEGAS, G.M.L. Processo de criação em websites: um estudo de caso do site IESAM. Dito e Feito. ISSN 1984-2376. Ano IV. Vol. 4, Nº 4. Jan-Jun. 2013. UTFPR. Campus Curitiba.

ARAÚJO, A.C.C. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 150p. 2017.

BARBOSA, S.D.J; SILVA, B.S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Il. – (Série SBS, Sociedade Brasileira de Computação)

DOMINGUES, Diana (Org.). Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997.

JÜNGE, j; MERINO, E. Design e Usabilidade: A internet como apoio para disponibilizar material didático. 2012. Repositório UFSC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1843. Acesso em: 27 de julho de 2020.

NIELSEN, J. Usability Engineering. Boston – USA: Academic Press, 362 p, 1993.

______; LORANGER, H. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SIGNIFICADO. Significado de website (O que é. Conceitos. Definição). Disponível em: https://www.significados.com.br/website/. Acesso em: 20 de julho de 2020.

SILVA, S. C.L. Usabilidade em websites de arquivos nacionais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 156 p, 2017.

SITE RESPONSIVO. Disponível em: https://www.comersite.com.br/?s=site+responsivo. Acesso em: 20 de julho de 2020.

TERRA, C. Prefácio. In: LUZ, A.A. Escola de Belas Artes 1816-2016. Duzentos anos construindo a arte brasileira. Catálogo da exposição, de 10 de novembro de 2016 a 12 de fevereiro de 2017. Museu Nacional de Belas Artes, 128 p.; 2016.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i3.1024

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ana Karla Freire de Oliveira, Hugo Borges Backx, Madalena Ribeiro Grimaldi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.