Antecedentes do desenho industrial na Argentina e no Brasil: constituição das mentalidades industriais e dependência tecnológica
Resumo
A introdução do desenho industrial moderno no Brasil e na Argentina ocorreu nos anos 1950 num contexto de acentuada modernização econômica e cultural. Fomentado por incentivos estatais, esse foi um período de significativa industrialização que buscou mitigar o atraso tecnológico e fabril dessas nações historicamente fornecedoras de matérias-primas básicas aos mercados centrais. Nesse contexto, a lenta inserção de uma nova atividade profissional essencialmente vinculada à indústria deu-se no enfrentamento de desafios de várias ordens, os quais têm origem num passado muito anterior ao contexto do pós-Segunda Guerra. Este artigo, portanto, vai além das condicionantes imediatas, e traça um conciso panorama histórico-comparativo – do século XVI às primeiras décadas do século XX – esboçando o modo tortuoso no qual Argentina e Brasil elaboraram sua mentalidade industrial e empreendedora.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUINO, Rubim et al. História das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2010.
AMORIM, Patricia. Cruzadas editoriais no Brasil e na Argentina: o desenho industrial na perspectiva das revistas Habitat e Mirante das Artes,&tc, nueva visión e Summa [1950–1969]. Tese de doutorado. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2015.
AMORIM, Patricia; CAVALCANTI, Virginia. O desenho industrial no Brasil e na Argentina (1950-1969): a perspectiva das revistas Habitat e Mirante das Artes,&tc, nueva visión e Summa. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 27, 2019.
ARAÚJO, Emanuel. Arte, adorno, design e tecnologia no tempo da escravidão. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2013.
ARGENTINA.GOV.AR. Guía del estado. Información. Cultura. Prensa escrita, historia y presente. Disponível em: http://www.argentina.gob.ar/informacion/cultura/110-prensa-escrita-historia-y-presente.php. Acesso em: 8 de jul. 2013.
BARRETO, Patrícia. Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional: oficina de homens. XIII ENCONTRO DE HISTÓRIA ANPUH-RIO IDENTIDADES. ago. 2008.
BELOTTA, Araceli. Artes y Oficios en la Argentina. Dos siglos de trabajo nacional. Acción Mayorista, Buenos Aires, n. 132, mai. 2010.
BRAGA, Marcos. ABDI e APDINS-RJ: história das associações pioneiras de design no Brasil. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2011.
CAMARGO, Mário. Gráfica: arte e indústria no Brasil: 180 anos de história. São Paulo: Bandeirantes, 2003.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2004.
___. O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. (ebook).
FAUSTO, Boris. Não existem negros em Buenos Aires. In: Memória e história. São Paulo: Graal, 2005.
___; DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Ed. 34, 2004.
FURTADO, Celso. A economia latino-americana: formação histórica e problemas contemporâneos. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
INSTITUTO Nacional Belgraniano. Belgrano y la Academia de Dibujo. Disponível em: http://www.manuelbelgrano.gov.ar/belgrano_y_dibujo.htm. Acesso em: 25 de jan. 2013.
LEITE, João de Souza. De costas para o Brasil: o ensino de um design internacionalista. In: MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
MALATESTA, Alicia. Notas para la historia de la indústria argentina (primera parte). Tecnológica, Universidad & Empresa – TU&E, Buenos Aires, Editorial Universitaria de la U.T.N., 2002, n.23. Disponível em: http://www.edutecne.utn.edu.ar/historia-industria/hist-ind1.pdf. Acesso em: 25 de jan. 2013.
MELO, Chico; RAMOS, Elaine. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MÉNDEZ MOSQUERA, Lala. Editorial. SUMMA, Buenos Aires, n. 15, fev. 1969.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
RASPI, Emma. El mundo artesanal de dos ciudades del norte argentino. Salta y Jujuy, primera mitad del siglo XIX. Anuário de Estudios Americanos, Sevilha, Escuela de Estudios Hispano-Americanos, Tomo LVIII, 2001, n.1. Disponível em: http://estudiosamericanos.revistas.csic.es/index.php/estudiosamericanos/article/view/232/236. Acesso em: 27 de jan. 2013.
SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Olhares, 2015.
SARLO, Beatriz. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
TERÁN, Oscar. Historia de las ideas en la Argentina: diez leciones iniciales, 1810-1980. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.
VIANNA FILHO, Luiz. O negro na Bahia. São Paulo: José Olympio, 1946.
WILLIAMSON, Edwin. História da América Latina. Lisboa: Edições 70, 2012.
ZANATTA, Loris. Historia de América Latina. De la Colonia al siglo XXI. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i1.1154
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Patricia Amorim
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.