Processo criativo em Design: Uma reflexão sobre a aplicação da mimética como auxílio no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

Madalena Ribeiro Grimaldi, Ana Karla Freire de Oliveira

Resumo


Este estudo discorre sobre a relação entre o conceito de mímesise o processo criativo aplicado ao Design. Na Antiguidade, o método da imitação seja de gestos, palavras ou imagens, era visto como uma forma de aprender e reproduzir uma representação da realidade. Analisou-se a abordagem mimética utilizada na formação do Design, não como simples método de cópia, mas, sim, como um instrumental para desenvolvera destreza ao desenhar, ampliar o repertório visual/cultural e assessorar na reflexão de ideias. Consideramos que ela deve ser empregada nas fases de idealização, comunicação e produção, de modo a auxiliar na organização do pensamento e na capacidade de realizar associações fabulativas, melhorando o desempenho no processo de criação de produtos e serviços. Na UFRJ, a abordagem da mimética no processo criativo se reflete no âmbito de dois semestres letivos da disciplina de Projeto de Produto, um dos pilares dos cursos de design de produto.


Palavras-chave


Mímesis, Design e Criatividade, Processo de Design

Texto completo:

PDF

Referências


ACKERMAN, James S. Origins, Imitation, Conventions: Representation in the Visual Arts, MIT Press, Cambridge, 2002.

ARISTÓTELES. A Poética. Tradução, comentários e índices analíticos e onomástico de Eudoro de Souza. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1987. v. 2. (Coleção Os Pensadores).

BONSIEPE, Gui (coord.). Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação editorial; 82 p. 1984.

BÜRDEK, Bernhard E.Design - História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Ed. Blucher, 2ª edição, 2010.

CIPINIUK, Alberto. Design: o livro dos porquês: o campo do Design compreendido como produção social. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RJ; São Paulo: Ed. Reflexão, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2000.

Dicionário Online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/mimese/. Acessado dia 31 de janeiro de 2022.

FLUSSER, Vilém.Uma Filosofia do Design - A forma das coisas. Lisboa: Editora ‏Relógio D'Água, 2010.

GOMBRICH, Ernst. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora. 4° edição, 2007.

HOLANDA, Luisa S. B. Sobre a Mímesis em Aristóteles.In: Reflexão, Campinas, 31(90), p. 53-61, jul./dez., 2006. Disponível em: file:///C:/Users/mgrim/Downloads/3082-Texto%20do%20Artigo-6629-7025-10-20150708.pdf. Acessado em: 05 setembro de 2022.

KATZ, Lawrence C.; RUBIN, Manning.Mantenha seu cérebro vivo. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2000.

LACOUE-LABARTHE, Philippe. A Imitação dos Modernos. Org. Virginia de Araujo

Figueiredo e João Camillo Penna. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LEAL, Leopoldo. Processo de criação em design gráfico. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2020.

MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2015.

ORNITÓPTERO. Ornitóptero projetado por Leonardo Da Vinci. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/140890-leonardo-vinci-500-anos-9-melhores-invencoes-genio-renascentista.htm. Acessado em: 24 de junho de 2022.

PERRONE, Rafael A. C.Os croquis e os processos de projeto de arquitetura. São Paulo:Ed. Altamira, 2018.

PLATÃO. A República. 9. ed. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

REHEN, Stevens. Neurônio-espelho. In: Revista Pesquisa FAPESP. Edição193, março 2012. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-que-e-o-que-e-4/, Acessado em: 05 de setembro de 2022.

https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/mimesis. Acessado em: 31 de janeiro de 2022.

SILVA, SérgioLuciano; SILVA. SérgioAntônio. O conceito aristotélico de Mímesis aplicado ao processocriativo em design. In:Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21 | n. 1 [2013], p. 01 – 22.

WESTIN, Denise; COELHO, Luiz A.L. Estudo e prática de metodologia em design nos cursos de pós-graduação / organização Denise Westin, Luiz Antonio L. Coelho. – Rio de Janeiro, RJ. Novas Ideias, 2011, 227p.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i3.1528

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Madalena Ribeiro Grimaldi, Ana Karla Freire de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.