Processo criativo em Design: Uma reflexão sobre a aplicação da mimética como auxílio no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

Madalena Ribeiro Grimaldi, Ana Karla Freire de Oliveira

Abstract


Este estudo discorre sobre a relação entre o conceito de mímesise o processo criativo aplicado ao Design. Na Antiguidade, o método da imitação seja de gestos, palavras ou imagens, era visto como uma forma de aprender e reproduzir uma representação da realidade. Analisou-se a abordagem mimética utilizada na formação do Design, não como simples método de cópia, mas, sim, como um instrumental para desenvolvera destreza ao desenhar, ampliar o repertório visual/cultural e assessorar na reflexão de ideias. Consideramos que ela deve ser empregada nas fases de idealização, comunicação e produção, de modo a auxiliar na organização do pensamento e na capacidade de realizar associações fabulativas, melhorando o desempenho no processo de criação de produtos e serviços. Na UFRJ, a abordagem da mimética no processo criativo se reflete no âmbito de dois semestres letivos da disciplina de Projeto de Produto, um dos pilares dos cursos de design de produto.


Keywords


Mímesis, Design e Criatividade, Processo de Design

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i3.1528

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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