O design da bossa nova: visualidade sonora nas capas de Cesar Villela para a gravadora Elenco

Marcello Montore, Guilherme Mirage Umeda

Resumo


No final dos anos 1950, um grupo de músicos introduz modificações harmônicas, rítmicas e poéticas na música brasileira tradicional. A bossa nova foi consolidada no cenário musical nacional pela gravadora Elenco, criada em 1962 pelo músico e produtor musical Aloysio de Oliveira. O trabalho do designer Cesar Villela, criador das 16 primeiras capas dessa gravadora, revela sensibilidade para se apropriar, entre outros aspectos, da “economia musical” da bossa nova na sua transposição para os elementos gráficos (sintaxe), cromáticos e semânticos das capas dos discos. Este artigo aponta para a relação entre design e música presente em algumas dessas capas.

Palavras-chave


bossa nova; Cesar Villela; gravadora Elenco; capa de disco.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i2.165

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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